O Project Censored é uma iniciativa inovadora no mundo da mídia. Seus motes explicam: ‘rastreando a notícia que não virou notícia’ e ‘revelando as reportagens por trás da cortina de ferro da mídia corporativa’.
O objetivo primeiro da organização é tornar público o censurado – ao divulgar reportagens a que o público deveria ter acesso, mas, por alguma razão, não teve. ‘O projeto pretende estimular jornalistas responsáveis a fornecer maior cobertura de mídia de massa aos assuntos não divulgados e animar o público a cobrar tal cobertura ou procurar tais notícias em outras fontes’, escrevem os organizadores no website do projeto.
A questão central levantada pelo Project Censored é a falha da mídia de massa em fornecer à sociedade todas as informações de que necessitam para tomar decisões conscientes no tocante à vida de cada um, e na hora de votar.
Navegando pelo sítio, pode-se ter uma idéia de como funcionam os anuários do projeto. Para ler integralmente todas as reportagens, deve-se comprar o livro, mas na web tem-se uma sinopse de cerca de 250 palavras sobre cada reportagem. Em 1999, integrantes do do Project Censored peneiraram cerca de 500 matérias para ser avaliadas por experts. A partir daí, são selecionadas 25 matérias norte-americanas que não foram levadas ao público a cada ano.
Anuário 2000
Os anuários do projeto disponíveis na internet datam de 1989 para cá. No anuário 2000, em que constam as 25 matérias mais votadas pelos experts como as mais importantes reportagens escondidas pela mídia, destaca-se em primeiro lugar a reportagem de Arvind Ganesan (Dollars and Sense, maio/junho de 1999), sobre lucro de corporações multinacionais. Outros temas como medicamentos, medicina, meio ambiente, guerra e internacional também estão na lista. Destaque para a sétima reportagem, do American Journalism Review, sobre redução de cobertura internacional na mídia norte-americana.
Outras seções
O Project Censored é constantemente abastecido de notícias. Atualmente estão em evidência informações sobre a Press Freedom Conference, que se realizará em abril de 2001. Além disso, oferece newsletter, guia de navegação e a interessante seção ‘News Abuse’ – antiga ‘Junk Food News’ –, que denuncia matérias expostas exageradamente na mídia – como o caso da cobertura investigativa sobre o ‘teletubbie lilás’ e sobre a relação de George W. Bush com cocaína, com comentários de ombudsmen.
O projeto é uma iniciativa da Sonoma State University, da Califórnia. Em inglês.