Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Governo compara boatos online a drogas

Rumores online são drogas que prejudicam a sociedade, alegou a mídia estatal chinesa, em meio à tentativa do governo de controlar os blogs altamente populares no país. Um comentário publicado pela agência de notícias oficial Xinhua foi mais radical e alertou que, enquanto a heroína e a cocaína prejudicam a saúde, os boatos online “envenenam o ambiente social e afetam a ordem”. Já o People’s Daily Online pediu tolerância zero aos rumores na internet, pois eles “prejudicam as pessoas e sociedades como os narcóticos”.

O ataque aos boatos intensificou-se após autoridades terem detido diversas pessoas que espalharam um rumor online de que portadores de HIV estavam contaminando comidas de restaurantes com sangue. Pessoas que disseminarem rumores podem receber multas equivalentes a R$ 140 e os que tiverem criado mentiras deliberadamente podem ser condenados a cinco anos de prisão.

A China tem 300 milhões de usuários de blogs registrados e, mesmo com os serviços sendo censurados, o governo está cada vez mais preocupado com a velocidade com que a informação pode se espalhar. Blogs também têm disseminado informações sobre protestos e escândalos – que o Partido Comunista tanto tenta esconder da população. Usuários temem que os ataques das autoridades sejam usados para impedir a divulgação de temas sensíveis. Informações de Tania Branigan [The Guardian, 6/12/11].