Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

CEO anuncia saída da New York Times Co

 

O New York Times anunciou na quinta-feira (15/12) a saída da executiva chefe do grupo de mídia homônimo no fim do mês. Janet Robinson ocupava o cargo desde 2004 e comunicou sua decisão de se aposentar da New York Times Company em um e-mail aos funcionários.

O grupo afirmou que irá começar uma busca interna e externa para preencher o lugar deixado por Janet, e neste período ele será ocupado pelo presidente e publisher do New York Times, Arthur Sulzberger Jr. Janet prestará consultoria para a empresa por mais um ano.

Janet Robinson tem 61 anos e trabalhou na companhia por 28 anos. Foi chefe de operações e vice presidente das operações de jornais. Antes de entrar para o mundo jornalístico, foi professora primária. “Com a visão e força de Janet, fomos capazes de convencer a então diretoria corporativa a fazer os investimentos necessários e começar a reposicionar o Times como um jornal verdadeiramente nacional – que tem hoje 58% dos assinantes nos dias de semana e 62% aos domingos fora do mercado de Nova York”, afirmou Sulzberger.

Crise

Apesar da expansão do mercado, o grupo enfrentou problemas financeiros por conta da crise econômica de 2008 e das mudanças na forma como o leitor consome as notícias. A ação da New York Times Company caiu de US$ 35,23 para US$ 7,54 ao longo dos últimos oito anos. No terceiro trimestre de 2011, a receita publicitária combinada caiu 8,8% com relação ao ano anterior, em grande parte devido à queda de anúncios impressos. “Obviamente, os últimos anos foram duros quando, juntos, passamos por um dos períodos mais difíceis da história editorial”, afirmou Janet no e-mail em que anunciava a saída. “A transição do modelo tradicional de jornalismo impresso para o mundo digital tem sido um enorme desafio”.

A New York Times Company publica, além do New York Times, os jornais Boston Globe e International Herald Tribune. Segundo artigo no próprio Times, é possível, diante das mudanças nas plataformas jornalísticas e do aumento da presença online, que o novo executivo chefe seja procurado no setor de tecnologia. Com informações de Amy Chozick [The New York Times, 15/12/11].