Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

O pintinho e o galo azul

Qual a sua opinião sobre este assunto?

Deixe-me contar um caso e vocês poderão compreender melhor a situação, para inclusive, se possível, deixar a sua opinião sobre esse assunto.

Cabe lembrar que as pessoas que trabalharam ou já trabalharam em assessoria de comunicação talvez compreendam melhor a situação. Quem sabe serão eles, se é que existem, que deixarão alguns depoimentos para que possamos compreender melhor a situação.

Vamos lá.

Nesta quarta-feira (21/12), o site Portal Imprensapostou uma nota sobre uma empresa de Assessoria de Comunicação e Marketing, RR Assessoria, que havia enviado pintinhos (filhotes da galinha) de brinde para algumas empresas. Empresas que integram seu portfólio de clientes e algumas que pretendiam incluir. Ao ler essa postagem, através do site Portal Imprensa, fiquei imaginando qual poderia ser o propósito de uma empresa de assessoria de comunicação e marketing que envia pintinhos para seus clientes. O Portal Imprensa teve o cuidado, inclusive, de colocar o link do Twitter da assessoria, onde conta a devida justificativa, diante da indagação de outras pessoas, principalmente jornalistas. Diante de alguns retweets, do tipo “Isso me lembra o jardim de infância, em que as professoras davam pintinhos pra gente cuidar também”.

“Qual o objetivo da empresa?”

É realmente questionável a ação de uma empresa de comunicação que promove estratégias de marketing do século passado. Se para uma criança, que se sentiu na obrigação de cuidar do pintinho pelo simples fato da professora dizer que ele deveria cuidar do pintinho, a experiência não acrescentou muita coisa no seu desenvolvimento social, imagine para os empresários e imagine para os funcionários dessa empresa. Será que existe alguém, com algum trauma de infância, que conseguiria um jeito de criar o pintinho sem ninguém saber, até ele se tornar um galo para cantar todos os dias logo no início da manhã, anunciando um novo dia que está por vir?

Na verdade, a mensagem que a empresa de assessoria de comunicação e marketing tentou passar segue esse conceito. A RR Assessoria até que possui vários trabalhos interessantes, campanhas publicitárias inteligentes. Mas encerrar o ano de 2011 com essa “sacada”, com caixinha e tudo, eu acho que foi… Na verdade, quem deve opinar é você. Voltei a imaginar: “Qual o objetivo de empresa de assessoria de comunicação que envia um filhote de galinha para um cliente?”

Pintinho = pequeno x galo = grande = zero

Em entrevista ao portal Conexão Pet, a proprietária da empresa de assessoria de comunicação e marketing Ketina Ferreira disse ser vegetariana e afirmou que o intuito da empresa ao dar pintinhos como presente para seus clientes foi uma forma de pregar a valorização da vida: “Dar pintinhos é muito melhor que ir a um supermercado e dar um chesterou um peru de presente”, disse Ketina.

Voltando ao conceito publicitário e de marketing da empresa de comunicação RR Assessoria, não entendi também qual a relação do pintinho com um galo azul, em posição de chocadeira sobre um ninho, colocado em cima da logomarca da empresa de assessoria de comunicação e marketing.

Bem, o slogan da empresa é “A pequena grande empresa”. Até aí, tudo bem, mas se seguirmos um conceito matemático teremos: pintinho = pequeno x galo = grande = zero. Muito simples para quem poderia revolucionar o mercado publicitário.

Mas diante de tudo isso cabem outras análises. Deixe a sua.

***

[Jefferson Pereira é jornalista, Juazeiro do Norte, CE]