O Twitter, com suas “hashtags” – palavras precedidas do símbolo # transformadas em links de busca –, ajudou a elevar termos como “winning” (vencendo) e “occupy” (ocupe) a fortes concorrentes à escolha de “palavra do ano”, em concurso organizado anualmente pela American Dialect Society, organização dedicada ao estudo da língua inglesa. “Estas palavras simples podem ganhar um poder especial no Twitter ao serem usadas como hashtags… Estas hashtags acabam tendo a força de slogans ou mantras, e ajudam a disseminar palavras e frases”, afirma o linguista Ben Zimmer.
A palavra do ano é escolhida por linguistas, historiadores, etmologistas e escritores – qualquer pessoa pode enviar sugestões – e anunciada na reunião anual da Sociedade, em janeiro. Em 2010, a vencedora foi a palavra “app” (aplicativo). Este ano, Zimmer, presidente do Comitê de Novas Palavras da organização, aposta em “occupy” (ocupe). “Certamente foi difícil evitar esta palavra nos últimos meses, e ela decolou de uma forma surpreendente; assim, começando com ‘Ocupe Wall Street’, o termo teve um efeito modular. Você pode ocupar, preencher, qualquer coisa que você queira. Há até paródias, como ‘Ocupe A Vila Sésamo’ ou ‘ocupe meu sofá’ – diferentes variações para o tema”. Com informações da NPR [16/12/11] e da American Dialect Society.