Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Comentarista é nomeado editor de opinião

O Los Angeles Times anunciou, no dia 28/4/04, que o renomado comentarista Michael Kinsley será o novo editor de opinião do jornal. A ex-editora Janet Clayton, que por muitos anos comandou as páginas opinativas do LA Times, retornará à redação como subeditora na seção de notícias locais.

Kinsley, de 53 anos, é o fundador do pioneiro jornal on-line Slate.com. Ex-editor da Harper’s e da New Republic, ele era o co-apresentador de esquerda no talk show político Crossfire, da CNN, junto com Pat Buchanan, que representava a direita. Mais recentemente, Kinsley tornou-se colunista da Slate e do Washington Post, e passou a contribuir também com artigos na revista Time. No LA Times, Kinsley será responsável pelo editorial diário, pela página de cartas e a de comentários e pela seção dominical de opinião.

Alex Jones, diretor do Centro de Imprensa, Política e Políticas Públicas Joan Shorenstein, da John F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard, disse que a contratação de Kinsley para estas tarefas levanta questões sobre mudanças na filosofia editorial do LA Times. ‘As pessoas vão perguntar, é claro, se Kinsley irá seguir sua própria linha editorial, ou se irá respeitar a do jornal’, afirmou Jones. O novo chefe de Kinsley, John S. Carroll, garantiu que ‘talvez haja alguma novidade, mas o espírito da editoria continuará o mesmo’.

De sua parte, Kinsley disse que em algumas questões poderá divergir das opiniões do jornal, mas que sua diferença ‘será em ambas as direções’. ‘Eu não diria que politicamente estou mais à esquerda do que se encontra o Times agora’, despistou. Com informações de Roger Vincent [Los Angeles Times, 29/4/04].