Os gastos com publicidade online deverão ultrapassar a impressa nos EUA pela primeira vez, segundo previsão da consultoria de marketing digital eMarketer. Em 2011, os gastos com anúncios online nos EUA cresceram 23%, para US$ 32,03 bilhões (o equivalente a R$ 56 bilhões), e devem aumentar mais 23,3%, para US$ 39,5 bilhões (quase R$ 70 bilhões), em 2012. Este valor será maior do que os gastos com publicidade em jornais e revistas, que devem cair 6,1%, para US$ 36 bilhões (cerca de R$ 63 bilhões) este ano.
O fato de a publicidade online ultrapassar a impressa representa um divisor de águas no mercado. “O nível de conforto com o marketing integrado é maior do que nunca e está ajudando mais anunciantes – e grandes marcas – a colocar uma quantidade maior de dólares online”, disse David Hallerman, analista da eMarketer.
O total de gastos com publicidade crescerá 6,7% para US$ 169,5 bilhões (o equivalente a R$ 297 bilhões) em 2012, mais do que o ganho de 3,4% em 2011. Apesar da desaceleração na economia, o mercado será impulsionado pelas eleições presidenciais nos EUA e os Jogos Olímpicos de Londres. A previsão da eMarketer é resultado da análise de relatórios de receita de empresas de mídia e de outras empresas que monitoram gastos com publicidade. Informações da Advertising Age [19/1/12].