O “quadrado mágico” de Telê Santana, composto por Falcão, Toninho Cerezo, Sócrates e Zico, causou furor dentro e fora dos gramados. Vinte anos depois, as disputas no futebol seguem fomentando disputas nos campos e nas telas. Emissoras de TV especializadas em esportes reforçam suas “táticas” para ganhar audiência em 2012.
“O ano passado foi o melhor da história e esperamos um 2012 ainda melhor, com os Jogos Olímpicos de Londres e a Eurocopa”, afirma Pedro Garcia, diretor de negócios dos canais SporTV e Premiere, da Globosat. Segundo Garcia, a SporTV atingiu audiência média de 4,3 milhões de pessoas, 13% mais que no ano anterior. “Esse resultado é 12% superior ao do segundo colocado e 14% em relação ao terceiro”, diz. O SporTV2, por sua vez, teve aumento de 40% na audiência. As grandes apostas da SporTV para este ano são a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres, que terão quatro canais em alta definição (HD) dedicados à transmissão, e a Eurocopa. A SporTV também planeja transmitir alguns jogos em 3D, como fez em 2011.
Já a transmissão da Copa Libertadores, que no ano passado ficou a cargo da SporTV, muda de canal neste ano. O direito de transmissão do campeonato foi conquistado pela Fox Sports, emissora da Fox International Channels, que estreia no dia 5 de fevereiro. É a primeira vez que uma emissora estrangeira conquista esse direito. Em anos anteriores, a disputa era travada entre SporTV e ESPN. A nova emissora tem estúdio montado no Rio de Janeiro e uma equipe de 70 pessoas. Entre os apresentadores já contratados estão a atriz Tammy di Calafiori e a repórter Anita Paschkes. A grade do novo canal terá 11 torneios de tênis, oito competições de velocidade e um pacote de lutas.
Investimento de R$ 1 milhão
Procurada pelo Valor, a Fox Sports não quis se pronunciar sobre o assunto. A empresa negocia com provedores de serviços de comunicação multimídia a inserção do canal nos pacotes básicos e premium de TV a cabo. A TVA informou ao Valor que ainda não havia fechado acordo com a Fox Sports. A Net Serviços informou, por meio da assessoria de imprensa, que não comentaria sobre a negociação. A Sky e a OiTV não retornaram os pedidos de entrevista até o fechamento desta edição.
Entre as emissoras, a Esporte Interativo também “joga para ganhar” em 2012. A companhia – dona do canal de TV 36 da rede UHF em São Paulo e com transmissões em mais nove estados – planeja investir R$ 20 milhões neste ano para acompanhar o crescimento da audiência. Segundo a companhia, o número de telespectadores cresce 50% ao ano, em média, e o canal é assistido em cerca de 33 milhões de domicílios brasileiros. Além da rede UHF, o canal também está disponível para assinantes de TV por assinatura da Telefônica, Via Embratel, OiTV e GVT.
Aproximadamente 40% do investimento será destinado à produção de conteúdo e compra de licenças de exibição. A companhia adquiriu os direitos de transmissão da Liga dos Campeões europeus e da Liga Europa. Edgar Diniz, presidente da Esporte Interativo, afirma que o restante será usado para ampliar a infraestrutura da rede UHF e em conteúdo para novas plataformas digitais, como TVs conectadas e dispositivos móveis.
As gravações dos programas exibidos pelo canal são feitas no Rio, mas neste mês o Esporte Interativo inaugura um estúdio em São Paulo. “Já temos uma equipe de reportagem na cidade, mas agora vai ficar mais fácil trazer convidados para gravações”, afirma. A companhia investiu R$ 1 milhão no novo estúdio.
***
[Cibelle Bouças e Bruna Cortez, do Valor Econômico]