‘O sonho de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, é comprar o SBT, ou pelo menos parte dele. Tenta isso desde 1998. Há duas semanas, em uma declaração à revista ‘Veja’, Silvio Santos deu um banho de água fria no ex-todo-poderoso da Globo. Disse que leva o SBT quem pagar R$ 2 bilhões.
Para Boni, a segunda maior rede do país não vale todo esse dinheiro. ‘Isso é inviável’, afirma. ‘Será preciso 15 anos para recuperar o investimento.’
De acordo com o ex-vice-presidente da Globo, é necessário também injetar muito dinheiro no SBT. A emissora tem um elenco muito reduzido e uma programação, avalia, frágil.
Carreira A ex-Globo Mel Lisboa (‘Presença de Anita’), que fechou contrato com o SBT para fazer uma novela que não saiu do papel, vai voltar ao ar em breve. Ela será apresentadora do programa ‘Superinteressante’, que a Abril fará com a Cultura.
Passaporte O próximo GP de Fórmula 1, o de Mônaco, será o sexto da atual temporada, mas o primeiro que Galvão Bueno irá narrar ‘in loco’. Depois, fará mais cinco viagens.
Ninguém A ex-’Casa dos Artistas’ Syang agora apresenta um programa na Gazeta, de madrugada. Tosco total. Quarta-feira, ninguém entrou no bate-papo do programa. Também não havia ninguém na linha quando ela resolveu falar ao telefone.’
TV RECORD
‘Record quer Piovani no lugar de Galisteu’, copyright Folha de S. Paulo, 13/05/04
‘A Record está negociando com a atriz Luana Piovani um programa ‘jovem’, com entretenimento e reportagens externas feitas pela própria apresentadora. A atração, se as negociações avançarem, irá substituir o ‘É Show’, de Adriane Galisteu, que tem contrato com a Record até setembro e tenta se transferir para o SBT.
Luana Piovani atualmente não é contratada da Globo, mas a emissora ofereceu a ela a cobertura da licença-maternidade de Maria Paula, no ‘Casseta & Planeta’.
A atriz já teve dois encontros com Hélio Vargas, diretor artístico e de programação da Record, e Walter Zagari, superintendente comercial. Os encontros foram nas duas últimas segundas-feiras, nos restaurantes Fasano e Leopoldo Plaza, em São Paulo.
Na Record, como apresentadora, ela pode ganhar dez vezes mais (cerca de R$ 200 mil) do que como atriz na Globo, incluindo salário e merchandisings.
Segundo os executivos da Record, a questão salarial só será discutida com Piovani na próxima reunião, marcada para segunda-feira. Mas ela já teria demonstrado entusiasmo com o assédio da emissora. No último encontro, gastaram mais de duas horas discutindo o formato do programa.
Piovani interessa à Record por causa da beleza, ‘talento’ e da ‘mídia espontânea’ que atrai. Ela já tentou ser apresentadora, na MTV, em 2000, mas teve o contrato rescindido antes do final.
OUTRO CANAL
Poço 1
A campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania parece ser uma daquelas boas iniciativas que vão para o buraco por falta de representatividade. O último ‘ranking da baixaria’, divulgado ontem, traz em quinto lugar ‘Big Brother Brasil 4’, que foi visto por mais de 30 milhões, mas só gerou 18 ‘denúncias’.
Poço 2
A campanha, da Câmara dos Deputados, diz ter recebido 1.612 reclamações desde 13 de janeiro. A novela ‘Kubanacan’, que acabou em janeiro, aparece em segundo lugar, com 64 queixas, atrás de ‘Celebridade’ (107). E ‘Boa Noite Brasil’ (Band), exibido após as 22h, entrou na lista por causa do ‘horário impróprio’. Como assim?
Gráfica 1
Na novela ‘Celebridade’, daqui a duas semanas, Fernando (Marcos Palmeira) será eleito presidente do grupo Vasconcelos. E irá destituir Renato (Fábio Assunção) do cargo de vice, para o qual nomeará Cristiano (Alexandre Borges).
Gráfica 2
Já a vilã Laura (Cláudia Abreu) conseguirá driblar a segurança e ter uma noite a sós com Marcos (Márcio Garcia), na casa de Beatriz (Debora Evelyn), que irá dormir _com soníferos.
Recorde
Os dados consolidados do Ibope mostram que ‘Cabocla’ estreou com 41 pontos em São Paulo (e não 40). Assim, foi a melhor estréia das 18h desde 1994, quando ‘Tropicaliente’ marcou 50.’
***
‘Record ataca a Globo e assedia Ratinho’, copyright Folha de S. Paulo, 16/05/04
‘Apesar do fiasco da novela ‘Metamorphoses’, a Record ainda não abandonou o discurso de que irá tirar do SBT o segundo lugar no Ibope. A estratégia da emissora agora é cada vez mais copiar a Globo. Para tanto, há um mês, lançou uma ofensiva contra o chamado elenco ‘global’. Nesta semana, deve decidir pela produção de uma novela de época.
Do SBT, a Record só quer um nome: Carlos Massa, o Ratinho, que a concorrente lhe tirou, apesar de uma multa milionária, em 1998, quando ele estava no auge.
O primeiro global de peso que a Record contratou foi Celso Freitas, que andava encostado no ‘Fantástico’. Com o jornalista, a emissora conseguiu dar ao seu ‘Domingo Espetacular’ uma cara de programa da Globo.
Há duas semanas, a Record partiu para cima da atriz Luana Piovani, que atualmente está sem contrato com a Globo. Quer Piovani no lugar de Adriane Galisteu, que, com uma proposta do SBT, vem ignorando os apelos da emissora para renovar seu contrato, que vence em setembro.
Ao mesmo tempo, a Record conseguiu duas aquisições oriundas dos quadros da Globo: Deto Costa (ex-diretor do ‘Domingão do Faustão’), contratado como diretor de criação, e Herval Rossano, que dirigiu sucessos como a primeira versão de ‘Cabocla’.
A contratação de Rossano como diretor de teledramaturgia, acredita a Record, irá abrir as portas da emissora para atores globais.
‘Nós estamos atrás de gente legal, e a Globo está cheia de gente legal. Evidentemente, o Herval é muito respeitado na Globo, lançou muita gente. É um canal de contato bacana da Record com quem trabalha na Globo’, diz Hélio Vargas, diretor artístico e de programação da Record.
A próxima novela da Record, nessa lógica, estará repleta de globais. O fato de a Globo hoje estar fazendo economia para pagar dívidas da holding Globopar, o que a levou a reduzir o elenco de artistas contratados, reforça a idéia.
‘O Herval está trazendo um ‘know-how’ de histórias clássicas. A gente está pensando em fazer novelas de época. Queremos adaptar obras’, conta Vargas. Isso é mais um ímã para globais.
Com Ratinho, as negociações ainda estão apenas no começo. Na semana passada, o apresentador do SBT e Hélio Vargas tiveram um encontro. Falaram até da possibilidade de Ratinho realizar, na Record, seu sonho de ter um programa rural nas manhãs de domingo.
A Record partiu para cima de Ratinho porque percebeu sinais de desgaste na relação do apresentador com o SBT. Silvio Santos prometeu um programa dominical a Ratinho, mas não gostou do piloto (teste) que ele fez e esqueceu o que havia dito.
Mas a gota d’água do descontentamento do apresentador foi mesmo a estratégia de Silvio Santos de colocar o seriado ‘Meu Cunhado’ antes do ‘Programa do Ratinho’, às quartas-feiras, justamente no dia em que o apresentador mais dava audiência, com uma edição mais musical (mais brega, diga-se). Moral da história: o programa, que dava até 20 pontos, caiu para 8 na última quarta. Ratinho não esconde sua insatisfação. Reclama no ar.
O contrato do apresentador com o SBT vence em dezembro. O SBT, que vem reduzindo salários de executivos e elenco, deve ter nesta semana uma primeira reunião com Ratinho para tratar de um novo contrato. Para acalmá-lo, Silvio Santos já lhe ofereceu os sábados para que ele faça um programa igual ao das quartas.’
TV GLOBO
‘Globo engaveta ‘reality novela’’, copyright Folha de S. Paulo, 16/05/04
‘No momento em que três novelas com formato tradicional de folhetim emplacam recordes de audiência na Globo, a emissora mantém na gaveta uma proposta de renovar o esquema do ‘novelão’. Há dois meses nas mãos da cúpula da TV, o projeto mistura dramaturgia com ‘reality show’.
A idéia, segundo a Folha apurou, é de Ana Maria Moretzsohn, uma das criadoras da adolescente ‘Malhação’ e autora de ‘Esplendor’ (2000), ‘Estrela-Guia’ (2001), entre outras. Seu argumento é o sucesso e a proliferação dos ‘shows de realidade’ na TV.
Provisoriamente batizada de ‘Deusa da Ilusão’, a ‘reality novela’ gira em torno de uma indústria de cosméticos. Faz uma crítica a padrões de beleza e a relações ‘neuróticas’ com o físico, mostrando, por exemplo, garotas desesperadas para emagrecer que acabam com anorexia.
A empresa descobre, em expedição à floresta amazônica, a fórmula de um creme mágico contra o envelhecimento.
O público participaria da história de duas maneiras. Uma delas seria uma espécie de ‘Você Decide’. De 15 em 15 dias, haveria uma votação por telefone para definir o rumo de parte da história. Além disso, telespectadores seriam periodicamente sorteados para passar por uma ‘transformação’ (mudança de visual) real na fictícia indústria de cosmético. Seriam ‘personagens por um dia’.
Alguns autores e diretores do primeiro escalão da Globo já tiveram acesso à sinopse. A diretora-geral da Globo, Marluce Dias da Silva, também recebeu uma cópia. Animou-se com a idéia, mas não tomou decisão, que está nas mãos do departamento artístico.
‘Deusa da Ilusão’ foi proposta para as sete e, seguindo o padrão do horário, tem ares de ação e aventura. Atualmente está no ar ‘Da Cor do Pecado’, que, apesar de uma edição mais moderna, explora um romance folhetinesco. Em agosto, será substituída por ‘Romance’, de Antonio Calmon. Em seguida, virá uma assinada por Miguel Falabella, segundo a Globo definiu no final de abril.
‘Deusa da Ilusão’, se aprovada, só entraria no ar no segundo semestre do próximo ano.
Procurada pela Folha, Ana Maria Moretzsohn confirmou que ‘Deusa da Ilusão’ é de sua autoria, mas afirmou que não daria declarações. ‘Prefiro só comentar o assunto quando receber uma resposta da Globo’, disse.
Obstáculos
Dois fatores dificultam a inclinação da Globo pela mudança. O primeiro é que os três horários de novela dispararam no Ibope após um longo período de desencontros. E todas seguem o velho formato do folhetim.
Outro problema: a última tentativa de renovação, exibida justamente no horário das sete, naufragou no Ibope. ‘As Filhas da Mãe’ (2001/2002), de Silvio de Abreu, chegou a utilizar rap para explicar o enredo. Apesar de um forte elenco, com Fernanda Montenegro, não agradou a audiência.
Três décadas antes do fenômeno dos ‘realities’, em 1971, Bráulio Pedroso (‘Beto Rockfeller’) aproximou-se levemente do gênero. Em ‘O Cafona’ (Globo), criava as situações e mandava os atores improvisarem os diálogos.’
Daniel Castro
‘Globo repete programação especial de 2003’, copyright Folha de S. Paulo, 17/05/04
‘A Globo vai voltar a exibir no final deste ano as séries ‘Cidade dos Homens’ (que estreou em 2002 e repetiu em 2003) e ‘Cena Aberta’ (que apresentou pela primeira vez no ano passado).
De acordo com o planejamento da emissora, ‘Cidade dos Homens’, da produtora O2, de Fernando Meirelles, terá mais cinco episódios semanais, às terças, a partir de 5 de outubro.
‘Cena Aberta’, que no ano passado mostrou os bastidores das gravações para TV de clássicos da literatura, voltará às sextas, de 12 de novembro a 17 de dezembro.
A programação durante o horário eleitoral gratuito (de agosto a outubro), quando programas, principalmente os da chamada ‘segunda linha de shows’ (caso, por exemplo, da atração exibida após o ‘Casseta & Planeta’), costumam sair do ar, ainda não está totalmente definida pela Globo.
Mesmo assim, a emissora trabalha com um calendário que prevê a produção e a permanência no ar de programas da segunda linha de shows mesmo após o início da campanha política na TV.
‘A Diarista’, às terças, terá 21 programas e deverá ficar no ar até o início de setembro. ‘Carga Pesada’ (sextas) ficará no ar até o próximo dia 28 e deve voltar entre 6 de agosto e 3 de setembro, revezando com ‘Sexo Frágil’ (4 a 30 de junho e 10 de setembro a 5 de novembro). A série ‘Sob Nova Direção’ (domingos) está prevista até 29 de agosto.
OUTRO CANAL
Dedinhos A direção da Record consultou e Eliana topou na hora. A emissora quer que ela faça um programa noturno no segundo semestre. Eliana poderá ser o plano B da Record para substituir Adriane Galisteu caso Luana Piovani diga não à emissora.
Lenda viva Começa hoje a ser rodado um documentário sobre Fernando Faro, diretor do programa ‘Ensaio’, da TV Cultura. As primeiras imagens, captadas pela produtora 5600k, serão de uma partida de futebol, com Faro em campo.
Papito O ‘Família MTV’ com Supla, encerrado na semana passada, foi visto por 2% das pessoas de 15 a 29 anos da Grande São Paulo. A edição com João Gordo, em 2003, deu mais: 3%.
Zangada Marcia Goldschmidt está insatisfeita com a Band. Ela acredita que outros apresentadores da casa, mesmo dando menos audiência, recebem mais regalias. Acha que eles têm menos dificuldades para conseguir verbas para viagens, por exemplo.
Fé Monique Evans deixou o ‘Noite Afora’, de sexo, alegando motivos religiosos. Por dinheiro, a Rede TV! também se converteu: no horário (1h), entra hoje um programa (pago) da Seicho-No-Ie.
Diferente Só no SBT que novela (‘Seus Olhos’) e programa diário (‘Casos de Família’) estréiam amanhã (terça), e não na segunda.’