Comunicação pública é o primeiro livro da coleção ‘Comunicação, Cultura e Cidadania’, organizada pelo CEPACCC – Centro de Estudos e Pesquisas Avançadas em Comunicação, Cultura e Cidadania. A coletânea, de maneira estratégica e comprometida com a promoção da cidadania, visa provocar discussão sobre temas contemporâneos. Novo títulos serão lançados a partir do segundo semestre deste ano estabelecendo uma interface entre a área de Comunicação com a política, educação, cultura, meio ambiente, linguagem, marketing, entre outras.
Organizado pela pesquisadora Maria José da Costa Oliveira, professora da PUC-Campinas e coordenadora do lato sensu em Comunicação Pública da Metrocamp, o livro, segundo ela, ‘procura vislumbrar uma perspectiva de maior comprometimento e responsabilidade da Comunicação no processo de transformação social’.
Comunicação pública trata de tema ainda pouco explorado e carente de referências bibliográficas. O prefácio é do ministro Luiz Gushiken, atual Secretário de Comunicação e Gestão Estratégica do governo federal, para quem ‘as relações entre Estado, Mídia e Sociedade só têm sentido se a comunicação for pensada como possibilidade de adotar a perspectiva do outro, o que tem valor inestimável para a democracia e resgata, em meio ao individualismo exacerbado, a preocupação com o bem público e com a noção de coletividade’.
O livro está dividido em três partes: ‘Comunicação Pública e Sociedade’, ‘Comunicação Pública e Governo’ e ‘Comunicação Pública e Esfera Pública Não-Estatal’. Com a participação de onze autores de diferentes formações acadêmicas e profissionais tem por objetivo refletir sobre o papel da Comunicação no espaço público democratizado.