A convenção nacional do Partido Democrata, que acontecerá em julho, reacende a discussão sobre os blogs como forma de jornalismo. Diversos blogueiros (nome dado aos mantenedores desses diários virtuais) requisitaram credenciais de imprensa aos organizadores do evento. Os responsáveis têm encaminhado os pedidos para o credenciamento de estudantes, o que foi interpretado por alguns editores desses sítios, ouvidos pelo Boston Globe [10/5/04], como sendo de visão antiquada.
De fato, há blogs que ultrapassam veículos tradicionais em número de leitores – o liberal dailykos.org, editado por Markos Moulitsas Zuniga, por exemplo, tem 150 mil leitores diários. Neste sentido, não é justo que não sejam reconhecidos como veículos de comunicação. Para Zuniga, o credenciamento para a convenção democrata é uma forma de ‘promover a blogosfera como um novo e genuíno meio de comunicação’.
Por outro lado, a falta de apego a velhas regras jornalísticas, como ouvir dois lados opostos ou verificar se uma informação é verdadeira, levanta dúvidas quanto ao profissionalismo dos blogueiros. Notadamente, os blogs costumam ter viés político muito demarcado. ‘Qualquer pessoa com um computador pode se autodenominar o que quiser. Se é um casal de aposentados que decide ter uma opinião, isso não faz deles uma organização jornalística. Faz deles apenas um casal de aposentados com uma opinião e um sítio de internet’, explica Jerry Gallegos, que dirige o credenciamento da convenção.
Para Lee Rainie, diretor do Pew Internet and American Life Project, o convívio entre blogueiros e jornalistas tradicionais na convenção pode ser uma boa interação. ‘Ela irá direto ao cerne da antiga questão sobre os jornalistas: são profissionais ou qualquer tonto pode fazer o que fazem? Acho que vamos descobrir’. Pesquisa do Pew Internet constatou que, dos 128 milhões de americanos adultos que usam internet, 5% já criaram um blog.