Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Público escolhe melhor (e pior) do entretenimento familiar

O grupo americano de monitoramento de mídia Common Sense Media fez uma votação, da qual participaram 18 mil pessoas, para escolher o que há de melhor em entretenimento familiar. Procurando Nemo, dos estúdios Disney, foi o filme mais votado, ficando ao lado da cantora Avril Lavigne e do personagem Elmo, da Vila Sésamo, homenageado por sua longa carreira, em que ‘fez da televisão uma fonte de educação para as crianças de todo o mundo’. Segundo o fundador da organização, Jim Steyer, os vencedores ‘provam que é possível fazer uma grande mídia para crianças e famílias, sem depender de violência gratuita, linguagem chocante ou consumismo exacerbado para atrair audiência’. É a primeira edição do prêmio, que concedeu também uma ‘lixeira de ouro’ aos piores produtos e artistas. Nesta outra ponta, graças ao baixo nível, ganharam destaque a empresa de software Take-Two, pelos violentos jogos Manhunt e Grand Theft Auto: Vice City, os comerciais das cervejas Miller Lite e Coors Lite, além de programas como Temptation Island, da rede Fox, entre outros. Com informações da AP [26/1/04].



Emissoras americanas são multadas por indecência

A Comissão Federal de Comunicações americana (FCC, sigla em inglês) multou em US$ 755 mil a rede de rádio Clear Channel, a maior dos EUA, por ter transmitido 26 vezes na Flórida um programa com referências sexuais explícitas. O valor, o mais alto da história do rádio no país, foi definido multiplicando o número de transmissões pelo preço da multa máxima da entidade – US$ 27,5 mil. Esta penalidade de US$ 27,5 mil também foi imposta a um canal de TV de São Francisco, que mostrou no noticiário matinal um espetáculo em que um dos artistas mostrou rapidamente seu pênis. A FCC declarou que a emissora poderia prever que ele deixaria à mostra seu órgão genital e que deveria ter evitado transmitir isso. Com informações da AP [27/1/04].