Desde que oWashington Post instalou um novo sistema de comentários em seu site, em março do ano passado, houve um aumento de 142% na submissão de mensagens de leitores, informou o editor para interatividade e comunidades do diário, Jon DeNunzio [Washington Post, 30/1/12]. Quanto mais pessoas debatem diferentes assuntos no site, como as eleições ou o cenário gastronômico de Washington, entre outros, mais o jornal melhora a experiência de interatividade – seja tornando o sistema de rolagem dos comentários mais fácil de usar ou promovendo debates mais inteligentes, civilizados e sobre fatos relevantes e atuais.
Na semana passada, foi anunciada uma nova série de modificações na plataforma de comentários, que engloba tanto o design quanto a moderação. De acordo com DeNunzio, a partir de agora os moderadores do site serão mais enfáticos ao proibir usuários que não postam regularmente comentários com qualidade, assim como aqueles com grande percentual de comentários apagados; darão mais “badges”, ou etiquetas de reconhecimento, a usuários que postarem com mais qualidade, com base no valor que acrescentam à comunidade e no número de recomendações que seus comentários recebem; e deletarão todos os comentários com insultos.
Além disso, serão acrescentados mais termos na lista que automaticamente bloqueia um comentário e serão ampliados os esforços para eliminar o chamado “trolling”, ou seja, a postagem de comentários que têm como objetivo “incitar respostas emocionais e atrapalhar o debate”. A equipe que posta e responde às dúvidas também será ampliada – nas últimas semanas, eram mais de 40 repórteres interagindo. A equipe também estará disponível por email (comments@washingtonpost.com). Com informações de Jeff Sonderman [Poynter, 3/1/12].