Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Parece o Google, mas não é

Um novo sítio de buscas na internet vem tirando o sono dos donos do Google, e não é pelo perigo de concorrência. As letras são coloridas, o design é parecido e o nome não deixa sombra de dúvidas: o Booble é uma paródia do Google. A diferença está no conteúdo. O Booble é uma ferramenta de busca de sítios de sexo.

O Google não gostou da brincadeira, e enviou uma carta de reclamação aos operadores do Booble, alegando que eles estariam infringindo o uso de sua marca registrada. Em resposta, o Booble disponibilizou em sua página a mensagem ‘Booble.com não é afiliado a nenhum outro sítio de busca’ e completou com ‘para começar, nós temos senso de humor’.

O Booble alega que, por ser uma paródia, recebe uma medida de proteção na legislação de marcas registradas e direitos autorais. Seu criador, identificado apenas como Bob, contou ao New York Times [2/2/04] que o sítio começou como uma piada. Mas depois que a notícia da tentativa do Google de acabar com o Booble se espalhou pela rede, o público ficou curioso e a página passou a receber um milhão de visitantes por dia. Desde então, os operadores do Booble decidiram manter a paródia no ar, para desespero do sítio original.