Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Diretor da BBC admite ausência de apresentadoras mais velhas

O diretor-geral da BBC, Mark Thompson, admitiu, em artigo noDaily Mail, que a rede tem poucas apresentadoras e repórteres mais velhas, em especial nas entrevistas políticas de maior importância, comenta David Batty [The Guardian, 9/2/12]. Ele alegou, ainda, que o caso aberto pela ex-apresentadora do Countryfile, Miriam O’Reilly, de 54 anos, chamou a atenção para o fato. Miriam ganhou um processo contra a BBC depois que foi cortada do programa e alegou ter sido discriminada por conta de sua idade. A rede desculpou-se à jornalista e prometeu abrir um inquérito sobre o processo de escolha de apresentadores.

Nos últimos anos, a BBC sofreu críticas por discriminação de idade e gênero pelo modo como lidou com apresentadoras como Miriam, Moira Stuart e a ex-jurada do Strictly Come Dancing, Arlene Phillips. Thompson alega que, embora tenha ocorrido uma revolução no número de mulheres mais velhas em cargos de liderança na BBC, isto não se reflete na tela. “Como uma emissora nacional financiada pelo público, a BBC está em uma classe diferente de qualquer outra e os telespectadores têm todo o direito de esperar que a rede tenha um padrão maior de justiça e abertura no tratamento tanto das apresentadoras quanto da audiência”, escreveu.

Thompson também observou que uma pesquisa, chamada Serving All Ages (Servindo a todas as idades, tradução livres), descobriu que uma minoria significativa de homens e mulheres pensam que mulheres mais velhas são “invisíveis” na TV. O relatório ainda revelou que mais de 1/3 das mulheres com mais de 55 anos afirmaram que não há muitas mulheres como elas na TV. O diretor-geral defendeu que a BBC deve valorizar suas muitas profissionais mulheres para garantir que a idade não seja uma barreira para o futuro profissional delas no grupo.