Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

EUA fazem campanha contra canais a cabo

A Associação Nacional de Televisão a Cabo dos EUA anunciou na última semana que irá fornecer para os clientes um equipamento para bloqueio de canais indesejados.

A oferta é direcionada para cerca de 70 milhões de assinantes de TV a cabo que não possuem um sistema que pode ser programado para bloquear certos canais ou programas. Entre as companhias que aceitaram participar do plano estão as 10 maiores dos EUA, que possuem alcance de 85% de todos os assinantes do país.

A estratégia coincide com um momento em que legisladores e reguladores americanos discutem a necessidade de se bloquear a programação considerada indecente. Uma das soluções encontradas por eles para o problema seria a permissão de companhias de TV a cabo de que seus assinantes comprem canais individuais ou pacotes com apenas canais ‘familiares’.

A indústria de TV a cabo, entretanto, se opõe a esta alternativa. Segundo Rob Stoddard, porta-voz da Associação Nacional, cada companhia de TV a cabo terá a liberdade para decidir a tecnologia de bloqueio de canais que irá oferecer a seus assinantes.

A indústria também lançou um novo website, www.controlyourtv.org, que contém instruções para a utilização do V-Chip, dispositivo para bloqueio de canais fechados e abertos encontrado em televisões produzidas depois do ano 2000. Além disso, serão veiculados comerciais na TV e os assinantes receberão informações nas contas. Com informações de Jonathan D. Salant [AP, 23/3/04].