Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Deputado propõe fim de coletivas sobre suspeitos de crimes

O deputado mexicano Josué Valdés Huezo, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), apresentou um projeto de reforma da Lei Federal de Rádio e TV, assim como do Código Penal Federal, para evitar que autoridades federais apresentem suspeitos de participação no crime organizado à mídia.

No México, é comum o governo organizar coletivas de imprensa após a prisão de suspeitos de tráfico e, inclusive, permitir entrevistas com os supostos criminosos. Segundo o parlamentar, o objetivo de sua proposta não é atacar as liberdades de expressão e imprensa, mas evitar a criação de falsos ídolos para crianças e jovens. Para o deputado, essas coletivas de imprensa violam o Código Federal de Procedimentos Penais.

Em 2010, o Instituto Federal de Acesso à Informação mostrou que 492 comunicados de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR) continham informações que deveriam ser mantidas em sigilo, violando a Lei Federal de Transparência. Com informações de Tania Lara [Knight Center for Journalism in the Americas, 14/2/12].