[do release da editora]
Culto às mídias: interpretação, cultura e contratos, de Luis Carlos Santos, estará sendo lançado nos próximos dias na Bienal de São Paulo. O livro trata, fundamentalmente, de uma nova forma de religiosidade do tempo presente: o culto às mídias. Para comprovar sua hipótese, o autor discute o que é comunicação e propões soluções sobre a interpretação deste campo.
Faz forte defesa de uma nova hermenêutica, denominada por ele como hermenêutica negativa, entendida como instrumento de compreensão dos atos não-racionais que consubstanciam parte do mundo atual. Também defende o uso das teorias da argumentação como instrumentos poderosos de compreensão das sociedades e culturas contemporâneas.
Luis Carlos Lopes nasceu em 1951 no Rio de Janeiro, onde estudou e trabalhou a maior parte de sua vida. Fez doutorado em História Social na USP e vem se dedicando, desde a década de 1980, também aos estudos de ciências da informação e da comunicação. Atualmente, leciona no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, na qual integra o corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
******
Contato com o autor: lclopes@alternex.com.br