Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Escritor kuwaitiano libertado em feriado nacional

O Comitê de Escritores na Prisão (WiPC, sigla em inglês), do International PEN, comemora a soltura do escritor, jornalista e pesquisador Yasser al-Habib, anistiado pelo emir no dia 25/2/04, Dia Nacional do kuwaitiano. No entanto, o PEN demonstra preocupação com a denúncia de que forças de segurança teriam tentado prendê-lo novamente sem um mandado.

Al-Habib foi condenado a um ano de prisão em 20 de janeiro, acusado de ‘questionar a conduta e integridade de alguns dos ‘companheiros’ do profeta Muhammad’. Segundo o PEN, a sentença dada ao jornalista representa uma violação do Artigo 19 da Convenção Internacional dos Direitos Civis e Políticos, da qual o Kuwait é um dos signatários.

Al-Habib trabalhou para diversos jornais em árabe, incluindo o mensal al-Menbar (‘O Púlpito’). Ele foi capturado na Cidade do Kuwait em 30 de novembro do ano passado. Foi levado em um veículo não-oficial por pessoas não-identificadas. Sua família só foi informada de que ele havia sido detido por forças de segurança no dia seguinte. O motivo da prisão foi uma gravação, em fita cassete, de uma palestra ministrada por al-Habib sobre questões históricas islâmicas para um grupo fechado de 20 pessoas.

Sua soltura, segundo nota da International PEN [2/3/04], foi parte de um programa de anistia de prisioneiros para celebrar o Dia Nacional do Kuwaitiano, mas o PEN acredita que ele corre grande risco de ser preso novamente.