Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Gigantes americanas fazem as pazes

A companhia de TV por satélite EchoStar e a megacorporação de mídia Viacom anunciaram que fecharam um acordo, sob condições não reveladas, pondo fim a uma disputa que se iniciou no começo deste ano e foi parar na justiça americana. Na semana passada, a EchoStar havia deixado de transmitir os canais da Viacom – entre eles MTV, Nickelodeon e as afiliadas regionais da CBS – porque não concordava com o preço cobrado para distribuí-los. Ao todo, a rede tem 9 milhões de assinantes espalhados pelos EUA.

O problema, segundo o porta-voz da empresa, Steve Caulk, era que a Viacom queria vincular a transmissão da CBS, que tem grande público, com a de outros canais ‘que as pessoas não necessariamente querem’, como a MTV. A Viacom por sua vez, chegou a publicar comunicado instando os telespectadores a trocarem de operadora de satélite. ‘Eles recentemente aumentaram as contas de seus assinantes em até US$ 3 mensais. Agora não querem pagar US$ 0,06 mensais adicionais por assinante para poderem transmitir nossos canais’, reclamou a corporação.

A briga entre as duas partes começara com o fim do contrato de transmissão, no dia 31/12/03. Desde então, foi prorrogado algumas vezes, por comum acordo ou por via judicial. Recentemente, o presidente da Viacom, Sumner Redstone, insinuou que a companhia compraria seu próprio sistema de TV a cabo, o que representaria uma brutal mudança em sua estratégia. Ela sempre teve como princípio que a CBS é tão popular que o investimento em meios de veiculação próprios é desnecessário. As informações são de AP [9/3/04], Dow Jones [9/3/04], e Reuters [11/3/04].