Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Diário online vira ferramenta corporativa

Blogs são a febre do momento. Virou mania manter um diário online, aberto para quem quiser entrar, ler e comentar o que leu. Existem blogs de variadas maneiras. Alguns são apenas diários pessoais, outros possuem um tema, reportam fatos e possibilitam uma linha direta de comunicação entre qualquer um que queira discutir qualquer assunto.

Mas será que a prática de ‘blogar’ irá revolucionar o jornalismo? Os blogueiros constituem realmente um ‘segundo superpoder’ capaz de colocar governos em xeque? Ou a febre é apenas passageira?

Pesquisas mostram que metade da população de blogueiros do mundo é formada por adolescentes. Enquanto eles estão convencidos de sua força para mudar o mundo através da internet, muita gente discorda. Mas, no meio do caminho, há quem acredite que os blogs podem ser úteis no trabalho.

Ross Mayfield é fundador da Socialtext, uma empresa com base em Palo Alto, na Califórnia. Mayfield é um dos que querem transformar a atual concepção dos blogs. O que hoje é visto como passatempo de adolescentes e arma de ativistas políticos possui um mecanismo que pode ser bastante utilizado para melhorar a produtividade das empresas.

Com esta idéia na cabeça, a Socialtext desenvolveu um software inspirado na wiki – uma webpage que pode ser editada por qualquer visitante. A palavra wiki significa ‘rápido’ em havaiano, e o conceito oferece um meio termo entre webpages e e-mails. Por isso, é ideal para ser usada em projetos colaborativos, principalmente os que mobilizam uma grande equipe.

Em vez das pilhas de cópias múltiplas de documentos e da atropelada troca de idéias via e-mails, uma página wiki permite que membros de uma equipe de trabalho organizem suas idéias e resultados mais facilmente.

O conceito de wiki não é novo, mas está começando a revelar seu potencial para substituir outras formas de trabalho em grupo. O que a Socialtext fez foi usar o conceito e adicionar a ele alguns mecanismos úteis para o uso corporativo. O software pode ser usado para criar um blog, mas também possibilita a busca de diferentes versões de um mesmo documento – para que os membros da equipe tenham acesso a todas as modificações feitas, por exemplo.

A empresa lançou o produto no fim do ano passado e já contabilizou dezenas de clientes. Um exemplo é a empresa de software Soar Technology, de Michigan (EUA). Jacob Crossman, um dos engenheiros da Soar, está utilizando o software da Socialtext para um projeto que envolve seis pessoas. Segundo ele, algumas modificações ainda são necessárias para que o resultado seja perfeito, mas é muito provável que o software passe a ser usado como a ferramenta de trabalho colaborativo oficial da empresa.