O Melhor do Brasil estreou no último dia 10 de março, um dos programas mais hilários em exibição na TV brasileira: o “Faça e Disfarça”, formato da ZodiakMedia – que também vendeu o “Cante se Puder” para o SBT –, é baseado no “Deal with It!”. O primeiro episódio teve uma média de 12 pontos no Ibope e o segundo lugar isolado.
O formato consiste em abordar pessoas nos restaurantes com o pretexto de que a mesa ganhou um jantar da casa. Ao irem para o lugar que fariam um cadastro, deparam com Rodrigo Faro e Humberto Ascêncio e incubem o “contemplado” a realizar tarefas aparentemente ridículas, como a de abrir um guarda-chuva dentro do restaurante, trocar o nome da esposa, dentre outros atos um pouco insanos. Na versão brasileira, o participante pode abocanhar até R$ 3 mil. O quadro garante a diversão do telespectador, que sente falta de uma atração assim aos sábados.
Em tempos de marasmo neste dia tão combalido na TV, O melhor do Brasil parece uma miragem no deserto. Além do “Faça e Disfarça”, o programa ainda contou com a estreia do “Q’Viva”, reality show dedicado a escolher um novo dançarino para Jennifer Lopez. Outro quadro, o “Famosos.com”, estreou no último 17/3. Tudo isso, é claro, precisou de um novo cenário, que ficou ainda mais bonito. Como não poderia deixar de ser, o “Vai dar Namoro” segue no ar e o “Dança, Gatinho” continua como o preferido do público… Por enquanto.
O Maior Brasileiro
Na próxima sexta, às 22h30, na “Tela de Sucessos”, o SBT vai apresentar um filme divulgado há um mês: o longa-metragem Minhas Adoráveis ex-namoradas. A emissora já fez esse estardalhaço todo por um longa em outras ocasiões, inclusive este ano. O filme não tem tanto potencial assim, mas com toda essa divulgação, pode até surpreender.
No Programa Silvio Santos do último dia 18/3, Silvio Santos falou sobre os vários adiamentos de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, projeto que iria ao ar no verão de 2004. Segundo Silvio, o formato idealizado pela BBC de Londres tem que atingir 1 milhão de votos na fase inicial, feito que ainda não foi alcançado pelo SBT. Será que finalmente o programa sai da gaveta? Já fiz, inclusive, uma coluna dedicada ao programa, que você pode encontrar nos arquivos do site, de como seria o formato de O Maior Brasileiro, como disse anteriormente, divulgado no fim de 2003. Por enquanto, “apenas” cerca de 600 mil pessoas já votaram.
***
[Thiago Forato é jornalista, Ribeirão Preto, SP]