Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

The Independent vai virar tablóide de vez

O jornal britânico The Independent passará a ser publicado apenas no formato de tablóide a partir desta semana. Após duas décadas sem mudanças, o jornal começou o processo de transição em seu formato em setembro de 2003, quando passou a publicar o jornal no modelo clássico e no formato de tablóide, ambos com o mesmo conteúdo. A novidade começou na região de Londres e o tablóide, de tamanho menor, fez tanto sucesso que começou a ser vendido em todo o país. Hoje, nove em cada 10 pessoas compram o Independent no formato menor. Por isso, a administração do jornal declarou que não faz mais sentido continuar publicando as duas edições. ‘Temos orgulho da tradição de reportagens e análises profundas do Independent, de sua diagramação elegante e de seu uso sensato de fotografias’, disse o editorial da edição de 12/5 do jornal. ‘Sabemos que nossos leitores também valorizam esta tradição. E não estaríamos fazendo estas mudanças se não estivéssemos certos de que continuaremos a segui-la no formato menor’, completava o texto, afirmando que a substituição do formato não irá interferir na qualidade editorial do jornal. As vendas do Independent cresceram cerca de 15% desde que o tablóide passou a ser publicado. O Independent News & Media, grupo dono do jornal, afirmou, há um mês, que o Independent estava prestes a obter lucro pela primeira vez em dez anos. Informações de Claire Cozens [The Guardian, 13/5/04].



Miramax consegue acordo para filme de Moore

A Miramax Films anunciou que entrou em acordo com a Walt Disney Company para que o filme Fahrenheit 9-11, do polêmico documentarista Michael Moore, seja distribuído por outra empresa. A Disney, dona da Miramax, estava bloqueando a distribuição do filme. Agora, os irmãos Bob e Harvey Weinstein, presidentes da produtora, terão os direitos sobre o documentário, e poderão procurar outra empresa interessada em distribui-lo nos EUA. Fahrenheit 9-11 critica a performance do presidente George W. Bush diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 e investiga ligações entre a família do presidente e a do terrorista Osama Bin Laden. O filme foi financiado pela Miramax, que gastou cerca de US$ 6 milhões. O acordo entre as duas companhias será similar ao feito em 1999 por causa do filme Dogma, que abordava questões religiosas e acabou sendo distribuído pela Lions Gate Films. O filme de Moore foi exibido pela primeira vez esta semana, no festival de Cannes, na França. No Brasil, Fahrenheit 9-11 será distribuído pela Europa Filmes, ainda sem data prevista de estréia. Com informações de Anthony Breznican [AP, 13/5/04].