‘Eu venho aqui hoje para falar à nação, e ao povo iraquiano’. No momento em que as pesquisas mostram uma queda na popularidade de George Bush entre o eleitorado americano, as primeiras palavras do discurso feito pelo presidente na noite de 24/5 deixaram claro seus objetivos: manter – e reforçar – a defesa de suas ações com relação à guerra do Iraque.
Mesmo aguardado, o discurso do presidente tinha teor previsível. Imprevisível mesmo foi a reação das quatro maiores emissoras de TV dos EUA com relação a ele.
ABC, CBS, Fox e NBC não transmitiram o discurso ao vivo; decidiram manter sua programação normal durante a noite inteira. Representantes das emissoras explicaram a atitude de maneiras parecidas, afirmando que a Casa Branca não solicitou espaço na programação para que o presidente pudesse se dirigir à nação.
Filmes e seriados
A rede ABC mostrou o filme ganhador do Oscar Uma mente brilhante, enquanto a CBS transmitiu seriados. A Fox e a NBC passaram os reality shows The Swan e Fear Factor, respectivamente. Já as redes de TV a cabo CNN, Fox News Channel e MSNBC fizeram a transmissão ao vivo do discurso de Bush. Informações de David Folkenflik [The Baltimore Sun, 25/5/04].