Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Emissora tenciona censurar propaganda, mas volta atrás

A MTV americana se recusou a passar propaganda do documentário Super Size Me, mas voltou atrás em seguida. No filme, que tem sido um sucesso de bilheteria nos EUA, o espectador tem a oportunidade de acompanhar o ganho de peso e a decadência física do diretor Morgan Spurlock, registradas pelas câmeras durante um mês em que ele só se alimentou com lanches do McDonald’s, sempre optando por menus de tamanho grande. Para mostrar dados e informações sobre comida, Spurlock viajou por 20 cidades americanas, onde conversou com diferentes especialistas.

O Los Angeles Times [28/5/04] noticia que um funcionário da MTV teria ligado para a distribuidora do filme dizendo que a propaganda do documentário não seria exibida se não fossem cortados alguns trechos, como quando alguém diz ‘você vai morrer’, ao ouvir de Spurlock que ele pretendia comer só no McDonald’s durante um mês. Segundo o empregado da MTV, aquilo seria ‘desrespeitoso com os restaurantes de fast food‘.

Quando começou o burburinho em torno da suposta censura, um superior do funcionário que vetara o comercial interveio, aceitando que a MTV o passasse sem cortes. Super Size Me faturou US$ 2,9 milhões nas duas primeiras semanas de exibição, de acordo com informações da Reuters [26/5/04]. O incidente com a MTV ajudou a divulgar o documentário, repetindo a estratégia do diretor Michael Moore de fazer propaganda de suas obras por meio de polêmica.