Metro e amNew York são os dois tablóides recém lançados em Nova York. Distribuídos gratuitamente todas as manhãs nas saídas das estações de metrô de Manhattan, os dois têm aproximadamente o mesmo tamanho (duas dúzias de páginas, em média). E ponto. Suas semelhanças acabam por aí.
Enquanto o amNew York dá ênfase a uma cobertura local, Metro aborda assuntos nacionais e internacionais. Segundo comparação feita por Charles Geraci [Editor & Publisher, 2/6/04], a primeira página dos dois jornais revela suas ‘identidades’. Na edição de 2/6, a primeira página do Metro falava sobre a transição do governo no Iraque, enquanto a do amNew York contava o caso de uma jovem modelo que foi baleada no metrô.
Os jornais também diferem quando o assunto é publicidade. Nesta mesma edição, menos de um quarto das 24 páginas do Metro eram ocupadas por anúncios, enquanto 40% das 28 páginas do amNew York eram completadas por eles. Além disso, amNew York, que estreou na ruas da cidade em outubro do ano passado, possui uma seção de classificados e seu próprio sítio na internet, duas coisas que o Metro não tem.
Os dois jornais costumam publicar diversas matérias da AP e gráficos, mas o amNewYork possui mais artigos escritos por membros de sua equipe e algum conteúdo do Los Angeles Times e do Washington Post. Já o Metro publica sugestões de entretenimento e lazer sugeridas pela revista TimeOut New York, em categorias como comida, arte, música e teatro. O jornal também possui uma seção de viagem, ausente no amNewYork.