Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Nova ferramenta do Google pode ser alternativa de receita para jornais

O Google lançou uma nova ferramenta de micropesquisa, o Google Consumer Surveys, que promete oportunidades de geração de receita para organizações de notícias online. A gigante da internet alega que a coleta de dados pode ser uma alternativa a serviços pagos e anúncios, noticia Sarah Marshall [Journalism.co.uk, 30/3/12].

O processo é simples: sites de notícias podem colocar em suas páginas um box com uma pergunta sobre determinado produto ou serviço – pode ser algo sobre cores em uma embalagem de biscoito, preferências culinárias ou o que considera mais importante em uma bicicleta, por exemplo. Ao respondê-la, o leitor fornecerá informações que o Google pode vender para empresas de pesquisa de mercado – as respostas não são consideradas informações pessoais. A cada resposta enviada ao Google, as editoras receberão US$ 0,05 (cerca de R$ 0,09). Alguns veículos americanos, como o Texas Tribune, o Star Tribune e a Adweek, já aderiram.

O Google descreve as micropesquisas como um “novo produto que tornará mais fáceis pesquisas de mercado customizadas”, permitindo que empresas recebam resultados quantitativos rapidamente, de maneira precisa e a custos baixos.

Confira um vídeo do Google apresentando o Consumer Surveys: