Um estudo publicado em 8/6 pela empresa californiana VeriSign revelou que, apenas nos primeiros três meses de 2004, a venda de endereços na internet atingiu um número recorde, com 4,7 milhões de novos domínios registrados. No começo do ano passado, este número foi de 4,1 milhões e, no mesmo período em 2002, chegou a 3,7 milhões. Com as vendas deste primeiro trimestre, o número total de domínios de internet registrados em todo o mundo alcançou a marca dos 62,9 milhões.
A VeriSign é a vendedora exclusiva de endereços de internet com as terminações ponto-com e ponto-net. Mas, no estudo em questão, a empresa contabilizou todos os registros existentes, com finais ponto-org, ponto-edu, ponto-biz, ponto-inf e com os códigos utilizados exclusivamente em cada país, como ponto-br, no Brasil, ou ponto-sg, em Cingapura.
A empresa chegou à conclusão de que o número recorde alcançado no início deste ano se deve ao aumento do uso da internet na Europa e na Ásia e à melhora da economia americana. A demanda crescente pelo registro de domínios também foi impulsionada pela disponibilidade de endereços com caracteres chineses, russos e árabes, afirma Raynor Dahlquist, vice-presidente da VeriSign.
O número de vendas de endereços tem crescido um pouco a cada ano. A exceção mais recente para este fenômeno aconteceu no primeiro trimestre de 2002, quando as vendas chegaram a apenas 3,8 milhões, depois de atingirem a marca dos 4,1 milhões no mesmo período do ano anterior.
Durante da explosão da internet, na década de 1990, companhias e pessoas registraram endereços com seus nomes, com palavras comuns, como ‘cerveja’ ou ‘amor’, e com termos populares. Desta forma, foi descoberta uma nova maneira de se ganhar dinheiro usando a rede: muitas pessoas registravam estes domínios e cobravam milhões de dólares para vendê-los a quem se interessasse por obtê-los. Com informações de David McGuire [The Washington Post, 8/6/04].