Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Ricardo Valladares

‘No domingo passado, entre um ‘rá-ráiii’ e outro, Silvio Santos soltou uma frase que deixou o mundo da televisão em rebuliço – mais uma vez. Foi durante o seu show de calouros, num diálogo com a jurada Sônia Lima, velha freqüentadora de seus programas. Quando Sônia o chamou de ‘patrão’, Silvio disse que não queria ser tratado daquela maneira porque era ‘apenas sócio majoritário’. Em outras palavras, sugeriu que teria vendido uma parte de sua emissora. O espectador distraído talvez nem tenha registrado a idéia, mas o mercado ficou em estado de alerta. Não apenas porque os boatos sobre a venda do SBT são antigos, mas também porque a emissora passou recentemente por uma extensa reformulação administrativa: quase todos os seus diretores foram demitidos, e o executivo mexicano Eugenio Lopes Negretti passou a exercer funções de vice-presidente. Negretti já trabalhou na Televisa, rede mexicana que alimenta o SBT com novelas e é considerada a mais forte candidata à compra de um naco da emissora brasileira. Enfim, Silvio Santos parecia estar revelando um segredo empresarial em plena noite de domingo. Mas não estava. ‘Foi tudo uma grande piada’, disse Silvio em entrevista exclusiva a VEJA. ‘A Sônia estava me chamando de patrão e eu achei esquisito. Patrão é coisa de botequim, e eu sou dono de uma televisão. Então saí com aquela.’ Não é a primeira vez que Silvio prega peças desse tipo. Meses atrás ele espalhou o boato de que teria uma doença terminal. ‘Dizem que esse tipo de brincadeira prejudica o SBT. Mas eu gosto de brincar’, afirma.

Há elementos de verdade nos boatos sobre o desejo de Silvio Santos de vender o SBT. Ele diz que aceita propostas e dá um preço aos interessados: 2 bilhões de reais. Confirma, além disso, que a Televisa tem com ele um contrato de opção de compra. Ou seja, se algum dia aparecer um interessado em adquirir uma parte ou a totalidade do SBT, Silvio terá de consultar os mexicanos e permitir que eles façam uma oferta antes. Finalmente, o empresário não acredita que a emissora possa sobreviver nas mãos de suas herdeiras (ele é pai de seis meninas). ‘Minhas filhas só querem saber de igreja. Até a Rebeca, de 24 anos, que eu pensei que ia virar executiva, só pensa nisso’, diz ele.

Aos 73 anos, Silvio Santos às vezes dá mostras de estar cansado do dia-a-dia na televisão. Mas ele não sente que o SBT possa prescindir do seu trabalho – e do seu carisma. No plano comercial, as notícias dos últimos dois anos não foram das melhores. O SBT perdeu afiliadas Brasil afora: das 113 que tinha, passou a ter 106. Além disso, registrou prejuízos da ordem de 33 milhões de reais em 2003. No plano artístico, as três maiores estrelas da emissora, Gugu Liberato, Hebe Camargo e Ratinho, passam por fases apagadas, com programas sem idéias e sem graça, e viram despencar seus índices de audiência nos últimos tempos. No mês passado, a maior média de ibope do canal não veio de nenhum deles, mas do humorístico Meu Cunhado (veja quadros). Nesse contexto, Silvio Santos faz pressão inclusive para reduzir salários. Ele gostaria de baixar os ganhos fixos de Ratinho de 1,6 milhão de reais por mês para a metade disso. O ‘roedor’ fatura atualmente 2,5 milhões de reais mensais entre salário e merchandising. ‘Hoje em dia não dá para pagar mais os salários milionários que os artistas ganham’, diz Silvio. Ratinho não gostou da idéia. Na semana passada, teve uma reunião com diretores da Rede Record.

Para chacoalhar a programação do SBT, Silvio Santos resolveu tomar nas próprias mãos as rédeas de vários programas. Desde o mês passado ele apresenta a gincana Eu Compro o Seu Televisor e também está à frente do Gente que Brilha. Este último é o programa em que aparece Sônia Lima. Silvio, além disso, inaugurou uma fórmula de rodízio de programas que ele mesmo vai apresentar. Os shows são o Sete e Meio, o Todos contra Um, o Roda a Roda e o Show do Milhão. A atração vai mudar a cada treze semanas. E, em agosto, Silvio ainda pretende estar à frente do reality show Protagonista de Novelas na Casa dos Artistas. ‘Está muito difícil encontrar bons projetos para a televisão. Para piorar, a Globo passa por uma ótima fase com suas novelas, o que faz com que uma fatia imensa da audiência semanal migre para lá’, diz o apresentador. No momento, a idéia mais ousada de Silvio Santos é transformar em série ou novela o livro Onze Minutos, do best-seller Paulo Coelho. ‘Já falei com o autor e ele mostrou interesse. A grande dificuldade é que o livro tem muito sexo’, diz Silvio. ‘É porrada!’

Risadas velhas

Exibido às quartas-feiras, no horário das 21h30, o humorístico Meu Cunhado foi o programa de maior audiência do SBT no mês de maio. No centro da trama estão os veteranos Moacyr Franco e Ronald Golias. O primeiro é um publicitário e o segundo, o seu cunhado maluco. O programa tem estética amadora. Foi gravado com uma câmera e iluminação precária. ‘Fizemos tudo na raça’, conta Moacyr Franco, que adaptou o programa de um humorístico argentino. Meu Cunhado ficou engavetado por vários meses: seus 52 episódios foram gravados entre 2001 e 2003. Por conta disso, algumas piadas com referências a fatos do cotidiano envelheceram. Mas o público parece não ligar: para ele, piada velha também faz comédia boa.’



Daniel Castro

‘SBT prepara novo ‘reality show’ em sigilo’, copyright Folha de S. Paulo, 17/06/04

‘O SBT prepara em sigilo um novo ‘reality show’, com previsão de estréia em agosto. O formato do programa lembra o de ‘Protagonistas de Novela’, sucesso na América Latina hispânica _já está na terceira edição na Colômbia e na segunda na Telemundo, rede em espanhol dos Estados Unidos.

O ‘reality show’ revela dois atores, um homem e uma mulher, que ganham como prêmio atuações em telenovelas.

A edição do SBT deverá ser gravada na mesma casa em que foram realizadas as segunda e terceira edições de ‘Casa dos Artistas’, em 2002. Isso explicaria a repentina suspensão da anunciada, para julho, ‘Casa dos Artistas 4’.

No ‘Protagonistas de Novela’ do SBT, os participantes deverão ficar confinados em uma casa durante dez semanas. Serão anônimos, aspirantes à fama. Para participar, terão que demonstrar algum talento com interpretação, música e dança. Dentro da casa, farão encenações e musicais. O processo de eliminação é parecido com ‘Casa dos Artistas’: os candidatos escolhem quem querem eliminar, e o público decide.

No SBT, já ocorreram algumas reuniões de cúpula para discutir o projeto. As negociações vêm ocorrendo com um argentino.

No ano passado, o SBT já havia esboçado uma tentativa de produzir o ‘reality show’. O formato de ‘Protagonistas de Novela’ pertence à PromoFilm, de ‘O Conquistador do Fim do Mundo’.

OUTRO CANAL

Final feliz 1

Pode ser balela a história de que o bombeiro Vladimir (Marcelo Faria) irá morrer em um incêndio em ‘Celebridade’. Será gravado domingo o casamento de Vladimir com Darlene (Deborah Secco). As cenas irão ao ar no último capítulo, dia 25.

Final feliz 2

A gravação do casamento não exclui a possibilidade de morte em incêndio. Mas é atípico um personagem do bem, herói íntegro, ter final trágico. Esse suposto final pode ter sido vazado para a imprensa numa tentativa de criar um ‘clima de comoção’.

Prata da casa 1

Funcionária da Fundação Padre Anchieta desde 1973, Rita Okamura, 52, é a nova diretora de programação da TV Cultura, no lugar de Walter Silveira, demitido pelo novo presidente da emissora, Marcos Mendonça, que assumiu na segunda.

Prata da casa 2

Okamura produziu e dirigiu na Cultura dezenas de programas, de ‘Vox Populi’ e ‘Fanzine’ até aulas de inglês e ginástica. Entre 2001 e 2003, trabalhou diretamente com Marcos Mendonça (então secretário estadual de Cultura), como diretora da Sala São Paulo, sede da orquestra sinfônica do Estado.

Promessa

O ‘Superpop’ (Rede TV!) de hoje promete. O ex-prefeito Paulo Maluf será a principal atração do programa. Será ‘sabatinado’ por Luciana Gimenez e Augusto Xavier.’



IMPÉRIO CASSETA
Laura Mattos

‘‘Casseta’ vende de livro a cueca e caneca’, copyright Folha de S. Paulo, 17/06/04

‘Seus problemas acabaram… Os do Casseta & Planeta é que devem ter acabado faz tempo. Responsável por uma das maiores audiência da televisão brasileira, o grupo amplia seu ‘império’ ao lançar amanhã mais um livro, desta vez com ‘os melhores produtos das Organizações Tabajara’.

‘Seus Problemas Acabaram!’ traz algumas das mais de 200 criações exibidas pela TV. Não tem nenhuma ‘mercadoria’ nova, tudo já foi ao ar na Globo. Não seria ele próprio um ‘recicleitor’ caça-níquel Tabajara’? ‘Pode chamar assim. É um bom nome’, diz, rindo, Beto Silva, casseta responsável pelos livros. ‘A intenção foi organizar uma espécie de catálogo.’

Se obtiver o resultado dos lançamentos editoriais anteriores da trupe (alguns deles também com as mesmas piadas da TV), o livro será sucesso. Os últimos dez títulos, entre eles ‘Seu Creysson – Vídia e Óbria’, venderam uma média de mais de 50 mil exemplares, resultado surpreendente para o mercado nacional, no qual as vendas giram de 3.000 a 5.000/obra.

E olha que o braço editorial da Toviassu (empresa do grupo e abreviação de ‘todo viado é surdo’) está longe de ser uma de suas principais fontes de faturamento.

Segundo Manfredo Barretto, empresário da turma há 11 anos, 90% do negócio é o programa da Globo, ‘Casseta & Planeta, Urgente!’. No ar desde 1992, registra audiência nacional de 38 pontos, o equivalente no horário a 60% dos domicílios. É a atração que puxa as outras atividades da Toviassu, cada vez mais abrangentes. Para organizar a empresa, os sete cassetas dividem-se informalmente em ‘ministérios’.

Às segundas e terças, eles estão na Globo gravando o programa. De quarta a sexta, no escritório do grupo, no Rio, onde criam as edições da TV e se dedicam a outros negócios, que vão de piadas para o rádio a cinema e venda de cuecas e canecas pela internet.

Todos têm a mesma participação societária e faturam mesmo quando uma atividade, como palestra e publicidade, é tocada por apenas um integrante. ‘Quando o programa começou, definimos as regras. Na época, o Bussunda era mais chamado para trabalhos individuais. Criamos um mecanismo para não haver desequilíbrios, a ‘taxação Toviassu’ para solos’, explica Barretto. ‘O que faz o trabalho recebe mais, mas todos têm participação. É uma forma de um não ficar com inveja do outro e de não nos matarmos’, brinca Beto.

Outro grande negócio que começou na TV e se expandiu foi Seu Creysson, personagem de Claudio Manoel. Só pelo site (www.cassetaeplaneta.com.br), que abriga o Casseta Shopping, foram vendidas 100 mil camisetas do herói que fala errado. O auge foi na última eleição, quando ele foi ‘candidato’, e muita gente usou a camiseta na hora de votar.

Além desse, outro ‘boom’ do licenciamento foi a camiseta do Tabajara Futebol Clube, ‘o pior time do mundo’. Vendeu também 100 mil pela internet e costuma vestir torcedores de clubes reais que não andam bem, como aconteceu quando o Palmeiras caiu para a segunda divisão. ‘Ganhamos com Creysson e Tabajara, mas, em geral, encaramos isso como licenciamento-arte. Dá certo lucro, mas muito mais prestígio. Teve muito camelô vendendo camiseta pirata do Tabajara, o que é o maior sinal de sucesso. A gente se sentiu a Nike!’, diz Barretto.

O que ele chama de ‘licenciamento-arte’ (tem chiclete, roupa, bola etc) deve definitivamente se transformar em ‘arte de ganhar dinheiro’ no próximo mês. A operadora de telefonia Claro do RJ e ES irá decorar os cartões de pré-pago com charges do Casseta.

Outro ramo que cresce na Toviassu é o de eventos empresariais. Grandes multinacionais têm contratado os humoristas para demonstrar um novo projeto aos funcionários, por exemplo. Por uma palestra, um casseta pode receber em torno de R$ 15 mil.

Outro novo ‘ministério’ é o do cinema. A estréia, com ‘A Taça do Mundo É Nossa’ (2003), teve público de pouco mais de 800 mil, resultado fraco para o investimento. Barretto acredita que um dos principais erros foi ter distanciado o longa do programa da TV, com um roteiro sobre a ditadura.

Isso mudará no segundo filme, que já começa a ser definido no próximo semestre. ‘A TV brasileira é tão forte que determina o gosto das pessoas para livros, música, CD, cinema’, diz Barretto. Sorte de quem está bem na TV. SEUS PROBLEMAS ACABARAM!. Autor: Casseta & Planeta. Editora: Objetiva. Quanto R$ 23,90 (140 págs.).’



NOVA CASSETA
Carol Knoploch

‘Casseta interina, Luana Piovani só teme as paródias’, copyright O Estado de S. Paulo, 21/06/04

‘Maria Paula, que na última sexta-feira deu à luz Maria Luíza, passa o bastão para a Luana Piovani no Casseta & Planeta Urgente!. As gravações das primeiras participações da casseta interina serão hoje. Luana – e somente a Luana – ficará no lugar da mamãe Maria Paula por três meses e meio, tempo da licença-maternidade. ‘O Cláudio Manoel me ligou há cerca de duas semanas e me convidou para fazer parte de um time de garotas legais que substituiriam a Maria Paula. Respondi que ou sou eu a única substituta ou não quero ser uma dessas garotas legais’, conta Luana, que ganhou a vaga na hora.

Segundo a atriz, o convite só foi feito após diversos rumores na imprensa. E ela teve de escolher entre o Casseta, um convite da Record e o Esculhambação, projeto de Fernanda Young e Alexandre Machado (roteiristas de Os Normais) para a Globo e que deve sair da gaveta. ‘Espero que eu consiga fazê-lo. Como o convite para o Casseta tinha de ser decido rapidamente, aceitei.’

Luana, bem a seu jeito, disse que não está nem um pouco preocupada com o fato de substituir a ‘gostosa’ do Casseta. Maria Paula encara de forma benéfica as brincadeiras malucas, as piadas escrachadas, o dedo na ferida e até os discursos machistas dos cassetas. ‘Vou ser a gostosona mais feliz do mundo. O chato é essa referência fora de contexto, do programa, a toda hora, só para se fazer a referência.’

Não vê TV – A atriz mostrou-se preocupada apenas com as imitações. Ela entra no programa na semana final de Celebridade. Além de não assistir à TV – prefere ligar o som quando chega em casa -, nunca imitou ninguém. ‘É a minha única preocupação. Ainda mais porque a Maria Paula faz muito bem.’ Mas os cassetas, prometeram ajudá-la e colocar à sua disposição vídeos com imagens das ‘vítimas’ que ganham paródias no humorístico. ‘Não sei se farei bem e por isso conversei com os meninos. Eles desmestificaram esta história. O texto e a caracterização são bons e fortes e ajudam na interpretação’, comenta.

Entre as seqüências que ela já sabe que vai gravar está um quadro em que os humoristas brincam com homens bonitos. ‘Agora vão dizer que mulher que se relaciona com homem bonito tem celulite. Sei que vou gravar como se estivesse em um spa, com um monte de homens feios.’

Luana, que tinha sido convidada para fazer um programa semelhante ao de Adriane Galisteu, na Record, já participou do Casseta. Fez um quadro do Massaranduba, aquele marombado que quebra tudo. Na área cômica, fez também Comédia da Vida Privada e Os Normais. Seu último trabalho na telinha foi em O Quinto dos Infernos. ‘Já apresentei até o Fantástico. Gosto de desafios’, afirma a atriz, que tem vontade de repetir a dose do Tudo de Bom, programa que apresentava de Nova York para a MTV.

Por conta deste novo desafio, Luana adiará, por enquanto, a produção da peça infantil O Pequeno Príncipe. ‘A Maria Paula me deu até toques sobre os meninos, que são muitos, não? Tem um que não gosta de ser chamado de gordinho, outro que é reclamão…’’