O mais recente relatório do Pew Research Center analisando as características das pessoas que consomem notícias locais nos EUA mostra dados que podem ser interpretados tanto de maneira desanimadora quanto estimulante.
Segundo o estudo, quase 72% dos adultos seguem atentamente as notícias locais. Entusiastas das notícias locais são substancialmente mais ligados a seus jornais locais do que outros. Além disso, 32% alegam que o desaparecimento de seus jornais locais teria um grande impacto nas suas vidas. Vendo por outro lado, isto significa que 68% dos consumidores das notícias locais não acreditam que o desaparecimento de seus jornais afetaria muito suas vidas – 34% destes afirmam que suas vidas não seriam afetadas de maneira alguma.
O estudo revela, ainda, que 80% dos que consomem notícias locais costumam confiar na TV como fonte de notícias, comparado aos 48% que preferem os jornais e aos 52% que optam pelo rádio. A TV também foi a fonte preferida para notícias de última hora e previsão do tempo – dois temas que os consumidores de notícias locais costumam acompanhar atentamente.
Em relação ao pagamento de notícias, 38% dos que consomem notícias locais pagariam por assinaturas de um jornal impresso – hoje, 46% dos entusiastas de notícias locais já pagam por este serviço. Por outro lado, 72% dizem que não pagariam por acesso online a seus jornais e 23% pagariam de US$ 5 a US$ 10 ao mês (o equivalente a R$ 9 e R$ 18).
O estudo também traçou o perfil dos consumidores que seguem notícias locais mais atentamente: eles são maisvelhos, mulheres, afrodescendentes, religiosos e politicamente conservadores. Além disso, são mais conectados a suas comunidades do que outros e tendem a pensar com mais frequência que podem melhorá-las. Informações de Steve Myers [Poynter, 12/4/12].