Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Imprensa se comporta mal na Eurocopa

Os organizadores da Eurocopa, sediada este ano em Portugal, ficaram furiosos com a imprensa na última semana, segundo afirma Raf Casert [AP, 15/6/04]. O motivo é que muitos jornalistas que reservam lugares nos estádios não comparecem nos jogos de futebol. ‘Não queremos ver tantas ausências’, disse o organizador do campeonato Martin Kallen. Ele afirma que, apenas para os quatro primeiros jogos, 1.301 jornalistas cancelaram suas presenças na última hora, e 355 simplesmente não apareceram e não deram satisfações. Com grande procura do público por ingressos, Kallen enfatiza que os lugares reservados com prioridade aos jornalistas poderiam ser destinados aos fãs, mas ficam vazios pela falta de aviso dos profissionais da imprensa.



BBC permitirá uso gratuito de arquivo de imagens

A emissora pública britânica BBC lançará ainda este ano, na internet, um arquivo digital com milhares de clipes de seus programas, que poderão ser gratuitamente assistidos e reutilizados para fins não-comerciais. Inicialmente, o material se concentrará em temas ligados à natureza, mas há planos de expandir a abrangência do arquivo, denominado Creative Archive, até tornar disponível todo o conteúdo da BBC. O principal problema para tornar possível este objetivo são as obras pertencentes a terceiros, como músicas das trilhas sonoras dos programas, que não podem, por enquanto, ser livremente distribuídas pela emissora. O material produzido pela própria BBC, por outro lado, já pertence, ao menos conceitualmente, ao público, já que cada britânico que possui um televisor paga uma taxa para sustentar a rede. Pelo fato de ser pago com o dinheiro do povo britânico, o Creative Archive será acessível somente por computadores conectados à rede dentro do Reino Unido. Analistas ouvidos por Katie Dean [Wired News,16/6/04], acreditam que os canais privados tentarão impedir judicialmente a concretização do Creative Archive e da tendência de liberalização dos direitos autorais que ele representa sob alegação de que não podem competir com a distribuição gratuita de conteúdo.