‘Depois do terremoto que envolveu sua demissão do SBT, o dramaturgo Doc Comparato diz estar envolvido num roteiro surrealista. ‘Eu não sei onde começa e onde termina’, disse. ‘O que aconteceu foi deselegante e antiético, sem explicação. Fui demitido 15 dias depois que renovei o meu contrato por mais um ano’, acrescentou em coletiva concedida à imprensa no flat onde mora, em São Paulo. ‘Apesar disso, acredito em uma solução pacifista. Não sou politicamente correto, sou a favor de casaco de pele, mas sou pacífico.’
Sem revelar valores, Doc contou que o SBT cobrou uma multa contratual. O pior, segundo o dramaturgo, foi a alegação de que ele não trabalhou durante os nove meses em que esteve na casa. ‘Acumulei funções, montei uma unidade de criação e uma equipe’, argumentou. Admitido em junho do ano passado, Doc mostrou à imprensa dois videoclipes. O primeiro, da minissérie O Palácio, sobre a vida de dom Pedro, e o segundo, da novela Os Ricos também Choram. ‘Toda a cenografia, a sinopse, e os 2 primeiros dos 32 capítulos estavam prontos. A minissérie estava estruturada quando o SBT decidiu que não seria produzida’, conta Doc.
Cancelada a minissérie, Doc foi escalado para coordenar a adaptação de Os Ricos também Choram, roteiro comprado da rede mexicana Televisa. De acordo com o dramaturgo, o coordenador de textos da novela, Marcos Lazarini, provocou um atraso de quatro semanas no trabalho. ‘Às vésperas da entrevista coletiva (que anunciaria a novela), o texto não estava alinhavado pelo coordenador’, diz. Quando foi demitido, Doc negociava com a família de Mário de Andrade direitos autorais para usar textos do poeta na novela, que se passaria nos anos 1920. ‘Quando me chamaram no jurídico, achei que havíamos conseguido a liberação.’
O autor confirma que recebeu um ‘convite de um amigo da Rede Record’. Os próximos planos, entretanto, incluem uma temporada em Buenos Aires para acompanhar a produção de um roteiro seu filmado pela Polca Produções, terceirizada por canais pagos como a HBO.’
Daniel Castro
‘SBT compra prédio para ampliar produção’, copyright Folha de S. Paulo, 4/04/05
‘O Grupo Silvio Santos fechou na semana passada a compra de um galpão de 25 mil m2 que deverá ser usado para a ampliação dos estúdios do SBT. O prédio fica em um terreno de 65 mil m2 ao lado da sede do SBT, na rodovia Anhangüera, em Osasco (Grande SP).
No galpão, antes usado por uma empresa de logística de distribuição, o SBT pode construir até oito estúdios, dobrando seu espaço.
O SBT tem atualmente oito estúdios. Apesar do corte de funcionários e da redução de programas nos últimos anos, executivos da emissora reclamam que o espaço de estúdios é pequeno.
Com a decisão de Silvio Santos de abrir um segundo horário de novela ‘nacional’ até o final do ano e de voltar a investir em outras produções, os atuais estúdios do SBT ficaram insuficientes.
Assim, a nova aquisição deverá ser usada para a gravação de novelas e ‘reality shows’ -além de ‘O Maior Perdedor’, que estréia dia 24, o SBT já comprou outros dois formatos e negocia mais um.
O segundo horário de novelas próprias do SBT será ocupado por adaptações de textos da rede mexicana Televisa -não mais por originais brasileiros. Isso gerou especulações de que a Televisa estaria por trás da compra do galpão, o que o SBT nega.
Segundo a empresa de avaliações Amaral d’Avila, o prédio comprado pelo SBT vale cerca de R$ 25 milhões. Equipar um estúdio sai por volta de R$ 5 milhões.
OUTRO CANAL
Checagem
A Globo já planeja uma pesquisa com grupos de telespectadores, no final deste mês, para avaliar a trama de ‘América’. A pesquisa apontará o que está funcionando ou não na novela. ‘América’ vai muito bem, mas não vem conseguindo manter a mesma audiência de ‘Senhora do Destino’, que, aliás, dispensou esse tipo de pesquisa.
Bicuda
O ‘Programa do Jô’, que volta hoje com entrevistas inéditas, terá um tom mais crítico neste ano, com o novo quadro ‘Chutando o Balde’. Em contraponto cômico, haverá um ‘concurso’ (onde o músico Bira deve passar férias?) e mímicas do garçom Alex.
Fórmula
Está mais para ‘Em Nome do Amor’ do que para ‘Namoro na TV’ o formato do programa que Eliana irá apresentar na Record. A estréia deve ser no final deste mês.
Chá
Promotora do concurso Miss Brasil, a Gaeta está tomando canseira de Grazielli Massafera. A empresa já entrou em contato com ela, terceira colocada na edição de 2004, para lembrá-la que, por contrato, ela é obrigada a aparecer no Miss Brasil deste ano, que a Band transmite no dia 14. Mas Grazi ainda não deu resposta.
Meta
A Band espera que a novela ‘Floribella’, que estréia hoje às 20h10, dê cinco pontos de média no Ibope. Parece pouco, mas para a emissora seria um grande resultado.’
TV XUXA
‘Xuxa estréia novo programa na segunda-feira’, copyright O Estado de S. Paulo, 31/03/05
‘A entrevista coletiva para apresentação do TV Xuxa, que estréia na segunda-feira, na Globo, virou uma festa de aniversário, com bolo e Parabéns pra Você.
O encontro ocorreu no Projac, na terça-feira, quando o diretor Jorge Fernando, responsável pelo programa, completou 50 anos. A apresen tadora havia feito 41 anos no domingo e sua produção aprontou a surpresa, um exemplo do astral da nova atração que vai ocupar duas horas matinais (com mais 15 minutos só em São Paulo), de segunda a sexta-feira.
Xuxa contou que a mudança do Xuxa no Mundo da Imaginação, no ar até quatro meses atrás, partiu dela, insatisfeita com a audiência. ‘Era a única atividade minha que não ia bem. O filme, o disco e o vídeo do ano passado deram certo. Então, pedi ajuda à direção da Globo’, contou a apresentadora. ‘Quero trabalhar com criança, tenho 20 anos de experiência, mas precisava saber a melhor forma de atingir esse público. Eles me ofereceram o núcleo de Jorge Fernando e deu tudo certo.’
O diretor, que desde os anos 80 faz novelas de sucesso (a mais recente foi Chocolate com Pimenta , às 18 horas), evitou mudanças radicais. ‘A gente é a soma do que viveu. Então, aproveitamos o que deu certo, trouxemos outras idéias e o programa ficou com cara nova. Terá quadros diários, com personagens renovados, a nave que viaja pelo País contando novidades e outras atrações que surgirão aos poucos. Não mudamos a cara de uma vez.’
A única exigência de Xuxa era manter o foco no público infantil. ‘Depois de 20 anos, ainda me encanto com uma criança com menos de 6 anos, atenta ao que faço, querendo um contato. São como anjinhos e fazer parte da história deles é muito importante para mim’, filosofou Xuxa.
Com Xuxa, Jorge Fernando aprendeu a ouvir. ‘Numa novela, trabalho com muita gente, com tratamentos diferentes para ter a melhor energia de cada um. A Xuxa vive vários personagens e sabe o que faz. Ainda bem que, aos 50 anos, estou escutando todo mundo. Fiquei muito melhor’, brincou ele. Xuxa aprovou: ‘É bom estar com gente nova, com outra informação, mas, principalmente, sinto pela primeira vez em muito tempo que todos estão com o maior pique para fazer o melhor programa possível.’’