[do release da editora]
O livro infantil Júlia e seus amigos, de Lia Crespo, editado pela Nova Alexandria, cujo objetivo é ajudar pais e filhos, professores e alunos, a abordar o tema da deficiência e da educação inclusiva, será lançado durante a IV Feira de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão (www.reatechvirtual.com.br), no Centro de Exposições Imigrantes, localizado no Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, São Paulo, SP.
No dia 14 de abril (quinta-feira), das 15h às 19h, a autora estará no estande do Instituto MID para a Participação Social das Pessoas com Deficiência, rua 700, estande 706. No dia 16 (sábado), das 14h às 19h, Lia Crespo estará no estande da Revista Nacional de Reabilitação e no dia 17 (domingo), das 14h às 18h, o livro será autografado no estande da Serasa, em parceria com o CVI-Araci Nallin.
Recomendado para crianças de 7 a 10 anos, Julia e seus amigos conta a história de uma menina com deficiência que, depois de ter estudado numa escola especial, começa o ano letivo numa escola inclusiva. A história relata a aventura que essa mudança representa na vida de Júlia, uma menina inteligente e alegre. De forma lúdica, Júlia fala de seus medos com as bengalas e a cadeira de rodas, suas amigas. Na nova escola, Júlia fará outros amigos que a ajudarão a enfrentar os novos desafios que tem pela frente. Com abordagem natural e divertida, o livro pode ajudar professores e alunos, pais e filhos, a lidar com a deficiência e o que ela significa.
Lia Crespo convive com seqüelas da paralisia infantil desde 1 ano de idade. Sempre estudando em escolas comuns, formou-se em Jornalismo em 1979 na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Em 2000, conquistou o grau de mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com a dissertação ‘A imagem das pessoas com deficiência na mídia impressa’. Em 2005, começou o doutorado na História da USP, onde pesquisa o movimento social das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos, do qual participa ativamente, desde 1980.