Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Papa lança livro de memórias

O livro Rise, Let Us Be on Our Way, escrito pelo Papa João Paulo II, será lançado em 28 de setembro nos EUA. O autor é bem maior do que Bill Clinton jamais sonhou ser, mas os planos de lançamento do livro são bem mais modestos do que os do livro de memórias do ex-presidente americano.

Paul D. Colford [New York Daily News, 23/6/04] brinca: ‘O Papa não dará entrevista ao 60 Minutes ou baterá um papo com Oprah Winfrey para promover suas memórias e reflexões sobre fé’.

A Time Warner Book Group, que comprou da editora italiana Mondadori os direitos para publicar o livro na América do Norte, planeja divulgá-lo na mídia católica, em revistas tradicionais, como Time e People, e em jornais étnicos, como El Diario-La Prensa. Também serão feitos anúncios para escolas, livrarias e igrejas católicas.

A editora nos EUA anunciou que a primeira edição terá 600 mil exemplares de Rise, terceiro livro escrito por João Paulo II durante seu papado. A editora italiana lançou o livro na Itália em maio, quando o Papa completou 84 anos.

O poderoso agente literário Morton Janklow foi o responsável pelo acordo entre a Time Waner e a Mondadori. Questionado quanto a editora americana havia pagado pelo livro, ele desconversou: ‘É um livro muito significante, isso eu posso te dizer’.

Segundo Colford, o valor negociado deve ter chegado a sete dígitos. Quando, em 1994, Janklow vendeu à Knopf os direitos em inglês do livro Crossing the Threshold of Hope, também escrito pelo Papa, o preço divulgado foi de US$ 8,5 milhões.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, o dinheiro arrecadado com o novo livro de João Paulo II será destinado à trabalhos de caridade.