Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Programa francês processado por maus tratos

O reality show mais popular da França está sendo processado por uma loja de animais. Os produtores de La Ferme Célébrités (Fazenda das Celebridades), que conta com a participação de animais como galinhas, patos e bodes, serão levados à justiça pela Arts France. A empresa, que fornece os bichos para o programa, acusa-os de não permitirem que os bichos tivessem cuidados apropriados. Muitos animais morreram durante as gravações.

De acordo com o Jornal Le Parisien, 16 galinhas e um pato morreram em um único dia em abril. Os animais haviam sido soltos em um estúdio com um piso anti-derrapante feito de cola e areia, e que provou ser altamente tóxico para aves.

O acidente não foi um episódio isolado. Em outras ocasiões, outros animais também se feriram. Em uma delas, uma galinha morreu por chegar muito perto de uma lâmpada de alta voltagem do estúdio. Em outra, um pônei teve que receber tratamento veterinário depois de cair das escadas.

A primeira temporada de La Ferme Célébrités terminou há duas semanas, e foi um sucesso. Baseada no programa americano The Farm, o reality show francês trancafiou 14 celebridades não muito em alta do país – como atores, apresentadores de TV, candidatos a cantores e ex-modelos – em uma fazenda isolada do mundo. Durante 70 dias, os participantes não tinham água corrente, eletricidade ou telefones, e eram obrigados a ordenhar vacas e cabras, tosar ovelhas e ajudar no parto de outros animais.

O programa abocanhou audiências de mais de 8 milhões de telespectadores, apesar de sofrer diversos protestos de fazendeiros furiosos, que tentaram, por algumas vezes, invadir os estúdios e interromper as gravações. Eles alegavam que o show era ‘degradante e um insulto’ para a comunidade rural francesa. Informações de Jon Henley [The Guardian, 23/6/04].