Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Guardian estuda mudança de formato

O conselho do Guardian Media Group aprovou a proposta de reformulação do formato dos jornais Guardian e Observer. Nos últimos meses, eles têm enfrentado uma dura competição com o Independent e o Times, que mudaram para o formato tablóide em 2003.

Com a transição para o formato compacto, os dois jornais ganharam novos leitores. Os dados do último mês mostram que a circulação do Independent aumentou 23% com relação ao ano passado, chegando a 228.697 exemplares diários. Já a do Times subiu 1,42%, atingindo a marca de 611.244 exemplares. Neste mesmo período, a do Guardian caiu 5%, estacionando em 362.638 exemplares.

Para dar uma virada nesta situação, o Guardian Media Group investirá 50 milhões de libras no relançamento de seus títulos, previsto para 2006. O Guardian, porém, já rejeitou o formato tablóide por ‘motivos editoriais’, como informa Clair Cozens [The Guardian, 29/6/04].

O jornal pesquisa formatos alternativos, e está investigando o chamado ‘Berliner-sized’, maior do que o tablóide, mas menor do que o tamanho clássico de jornais. Este formato ‘mediano’ já é usado por outros jornais europeus, como o Le Monde e o Berliner Zeitung.

Para explicar por que o Guardian havia rejeitado a mudança para o formato de tablóide, o editor do jornal, Alan Rusbridger, disse que o jornalismo que fazia era diferente do feito pelo Times e pelo Independent. ‘O Independent é melhor como tablóide do que era no formato anterior. Eu não acho que esta mesma prerrogativa sirva para o Guardian. Nós não somos ‘maria-vai-com-as-outras’. Faremos algo distinto em nosso próprio momento’, concluiu.