Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A tragédia revivida em quadrinhos

Aos poucos o 11 de setembro de 2001 vai recebendo leituras mais ampliadas, seja no plano da reportagem, seja no terreno da ficção. O livro 102 minutos – a história inédita da luta pela vida nas torres gêmeas (Jorge Zahar Editor), de Jim Dwyer e Kevin Flynn, lançado em 2005, traz meticuloso relato dos minutos iniciais da tragédia, desde a colisão do primeiro avião até o colapso da torre norte.

Em 2002, o 11/9 mereceu tratamento ficcional no filme 11 de setembro, na verdade uma seleção de 11 curtas-metragens de diretores de diferentes nacionalidades e suas visões dos atentados terroristas. Em 9 de agosto deste ano, estreou nos Estados Unidos o filme World Trade Center, do diretor Oliver Stone, ainda inédito no Brasil, cujo pano de fundo é a história de dois policiais que voluntariamente trabalharam no resgate das vítimas, mas acabaram presos nos escombros. Além disso, contabiliza-se meia dúzia de documentários que se debruçaram sobre o tema.

Agora um novo enfoque do 11/9 pode ser visto na revista eletrônica Slate. Visto e lido, pois se trata duma quadrinização da história. Com base em excertos de capítulos do The 9/11 Comission Report, dcumento elaborado pela comissão do governo Bush que investigou os ataques, os ilustradores Sid Jacobson e Ernie Colón produziram uma narrativa tão didática quanto extraordinária.

O próprio relatório é, em si mesmo, um documento produzido com requintes de literatura, segundo a opinião do experiente repórter Ben Yagoda, em artigo publicado também na Slate. Yagoda comparou o Comission Report a reportagens tão extraordinárias quanto Hiroshima, de John Hersey, A sangue frio, de Truman Capote, e O teste do ácido do refresco elétrico, de Tom Wolfe. Yagoda escreveu: ‘O relatório é exemplar pelo estilo literário e pela fidelidade à verdade. Ambos oferecem uma lição a jornalistas’.

Pouco esforço

Dividida em capítulos, a narrativa em quadrinhos The 9/11 Report: a Graphic Adaptation começa com a identificação dos terroristas que se envolveram nas ações e detalha os momentos que antecederam os embarques nos vôos fatídicos. Segundo os autores, os árabes se apresentaram no horário e conseguiram embarcar sem problemas. Um detector de metais chegou a disparar, mas a segurança não averiguou a causa.

Passo a passo, a evolução dos acontecimentos é revelada, assim como o ambiente em cada avião, até o impacto contra as torres gêmeas e a repercussão no staff de Bush ao tomar conhecimento dos fatos. A linguagem ágil e objetiva não deixa alternativa ao internauta: clicar no link que leva à próxima tela, no afã de saber o que virá em seguida, mesmo se tratando de uma história revolvida à exaustão nos últimos cinco anos.

É a partir do segundo capítulo, ‘A fundação do novo terrorismo’, porém, que o leitor terá uma pequena lição de política externa americana. O traço magnífico de Sid Jacobson e Ernie Colón tem um impacto imediato sobre o leitor. A mesma informação, na sua forma mais densa – embora literária, segundo Bem Yagoda – contida na fonte original do Comission Report teria o mesmo efeito?

O combate ao terrorismo é mostrado em perspectiva histórica a partir do capítulo 3, ‘The counterrorism evolves’. Nessa etapa, os quadrinhos mostram que a ameaça terrorista não foi compreendida ou considerada pelo Congresso americano, durante administrações anteriores à de Bush: ‘Pouco esforço no aspecto legislativo foi efetuado para considerar uma política integrada em direção ao terrorismo’, lê-se numa das seqüências de quadrinhos.

Ousadia e inteligência

Com os bombardeios no Quênia e na Tanzânia, em 1996, a CIA fecha o cerco a Bin Laden. Essa estratégia é o assunto do capítulo 4, ‘Responses to Al Qaeda´s Initial Assaults’. A al-Qaida se tornava conhecida para o serviço secreto americano. Naquele ano, um homem de origem árabe se encontrou com um embaixador americano e confidenciou: ‘Tenho muita informação sobre as atividades de uma organização secreta chamada al-Qaida’.

Fosse um comics em versão impressa, o leitor a esta altura folhearia com avidez e pularia à página seguinte. Sendo uma ação que se desenrola no écran, um click faz avançar o suspense. O capítulo ‘Al Qaeda aims at the American homeland’ revela como começou a ser tramado o 11/9. Neste ponto, a narrativa de Sid Jacobson e Ernie Colón é interrompida. Aguardemos as próximas atualizações. [Nesta quinta, 31 de agosto, a história será lançada nos EUA em formato livro, já à venda na Amazon.com.]

De fácil navegabilidade, a quadrinização do drama de 11/9 é uma mostra das possibilidades oferecidas pelo jornalismo online, quando explorado de forma ousada e inteligente, adjetivos que definem bem a linha editorial da Slate.

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Jornalista, editor do Balaio de Notícias