As companhias americanas New York Times e Dow Jones anunciaram que tiveram queda no lucro no segundo trimestre de 2005, informa Roben Farzad [The New York Times, 22/7/05]. As duas empresas alegaram ter sido prejudicadas pela lentidão no mercado publicitário.
O lucro da New York Times, que, além do jornal homônimo, publica também o Boston Globe e o International Herald Tribune, caiu 20%. A receita total da companhia subiu 2,6%, por causa da integração, em março, com o portal de internet About.com. A receita publicitária do portal teve um aumento de 39% no trimestre, mas não foi suficiente para compensar a perda nas edições impressas. A receita proveniente de circulação caiu 0,8%.
Na Dow Jones, que tem como carro-chefe o Wall Street Journal, os lucros tiveram queda de 97% no segundo trimestre, em grande parte por causa da saída da empresa de uma parceria internacional com a CNBC. A publicidade no Journal caiu 6,3% na edição americana e 2% nas internacionais. A companhia afirmou que seus custos subiram em 9% por causa de maiores despesas com impressão, apuração e tecnologia, e completou que pretende reduzi-los no começo de 2006 com a conversão das edições européia e asiática para o formato tablóide.