Gostaria de registrar minha desaprovação ao nome de um programa veiculado pela TV Nacional, chamado Outback Brasil. Primeiro, porque a TV Nacional é uma emissora estatal, e o idioma oficial de nosso país é o português; segundo porque a palavra outback, em inglês, designa regiões do interior, regiões que em nosso país são as defensoras e, muitas vezes, os últimos redutos de nossas tradições e cultura; terceiro, e não menos importante, porque Outback Brasil é justamente o nome de uma rede privada americana de restaurantes que não obedece completamente a nossas leis trabalhistas (já trabalhei lá) e exibe somente programas e músicas americanas em seus recintos.
Acredito que o nome foi mal escolhido, embora o tema do programa seja interessante e muitas vezes fique difícil evitar o uso de estrangeirismos em nosso contexto cultural atual. A referida rede de restaurantes, por exemplo, jamais exibiria a programação da TV Nacional em seus estabelecimentos, pois faz parte do acordo de franquia a transmissão de programação específica americana, apenas, como é tão comum nos pacotes culturais que nos empurram.
Gostaria finalmente de ressaltar que meu objetivo com esse texto é melhorar a programação dessa TV que tanto aprecio e evitar que empresas multinacionais tirem proveito de propaganda gratuita – paga com o dinheiro do contribuinte brasileiro.
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Estudante, Brasília