Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Páginas jornalísticas revêem conceitos

A tecnologia RSS, que permite a um usuário ser avisado quando um sítio publica uma notícia de seu interesse, sem ter que visitá-lo, e buscadores de notícias como o Google News têm feito os editores de portais jornalísticos reverem a idéia de tentar manter o leitor ‘preso’ dentro de suas páginas. Antes, era norma corrente nos portais arquitetar as páginas de forma que os visitantes não fossem remetidos a outros sítios.

‘Quando começamos, 10 anos atrás, queríamos ser o único lugar que as pessoas visitassem’, relembra o editor-executivo do sítio do Washington Post, Jim Brady. Em entrevista à AP [24/7/05], ele explica que hoje se contenta com que a página do jornal seja apenas mais uma a ser visitada pelos leitores. Exemplo da nova filosofia foram os links que ele colocou para notícias da britânica BBC quando se produziram os recentes atentados terroristas em Londres.

Vendo que seria impossível derrubar essa nova tendência do jornalismo online, Gannett (proprietária do USA Today, jornal mais lido dos EUA) e Tribune Company compraram fatia majoritária do mecanismo de busca Topix, uma alternativa ao Google News que vasculha por notícias em 10 mil páginas de veículos terceiros. ‘Neste mundo em que as pessoas buscam múltiplos pontos de vista, se você oferece apenas sua visão, elas vão embora e pode ser difícil que voltem’, conclui o gerente-geral do Yahoo News, portal que aposta na solução RSS e teve 24.9 milhões de visitantes em junho, mais que qualquer outro sítio jornalístico americano.