A comediante Whoopi Goldberg foi afastada da campanha publicitária da linha de produtos dietéticos Slim-Fast. A companhia anunciou o afastamento da atriz uma semana depois que ela insultou o presidente George Bush em um evento para arrecadar fundos para a campanha do candidato democrata à presidência americana John Kerry, em Nova York. Segundo o jornal New York Post, Whoopi apareceu no evento – recheado de estrelas – acenando uma garrafa de vinho e ‘despejou uma torrente de trocadilhos sexuais vulgares com o nome de Bush sobre a genitália feminina’. Por causa do incidente, alguns Republicanos começaram a organizar um boicote contra os produtos da empresa. A Slim-Fast, sediada na Flórida, é uma das unidades da gigante Unilever. Segundo a Reuters [14/7/04], a companhia afirmou que estava ‘desapontada’ com o comportamento da atriz. Com informações de Deborah Orine [New York Post, 13/7/04].
Estudo questiona classificação etária para filmes
Um estudo realizado na Universidade de Harvard constatou que, entre os anos de 1992 e 2003, aspectos como violência, sexo e profanidade cresceram consideravelmente nos filmes, enquanto a classificação etária tornou-se mais branda. Conduzida pelo projeto Kids Risk, do departamento de Saúde Pública da universidade, a pesquisa foi divulgada na última semana com a conclusão de que a Motion Picture Association of America tem afrouxado os limites da classificação etária dos filmes americanos. Os pesquisadores envolvidos no estudo afirmaram que o sistema atual de classificação não descreve adequadamente o conteúdo dos filmes. Eles enfatizaram também que filmes de animação não podem receber instantaneamente a classificação livre, pois muitas cenas de violência foram encontradas em desenhos animados liberados para todas as idades. Informações da AP [14/7/04].