Vai ser duro curar o Bial. Dupla personalidade exige muito divã. E quem sabe 10 choques éticos por dia?! O problema é que a maioria dos chamados jornalistas que dirigem os programas de show e entrevistas parece que tem dupla personalidade: posam de jornalistas e mais parecem voyeurs delirantes.
Vera Silva, psicóloga, Brasília, DF
Diversão popular
Incrível esta dificuldade que as pessoas têm de separar as coisas. O Pedro Bial não foi convidado para apresentar um programa sobre cultura. Mas programa popular. O BBB é mais um programa de diversão. E milhões de pessoas ficaram ligados na telinha. Acho que agradou a muitos. Mas o governo e principalmente o ministro da Cultura foi chamado para tal. E como cidadão brasileiro o Pedro Bial, como qualquer um de nós, tem todo o direito de exigir cultura de quem está ali para isso.
Lene Silva, escritora, Rio de Janeiro
Projeto literário
Procure ler um pouco mais sobre Pedro Bial. O BBB não é a única coisa que ele fez. Dê uma olhada no projeto literário e outros grupos de que ele participa ou que apóia. Aliás, cobrar uma melhor política cultural do governo é algo que todos deveríamos estar fazendo!
Ana Gonçalves, vendedora, Sorocaba, SP
Marinilda Carvalho responde
Caras leitoras, por este raciocínio deveríamos entender também o pobre sargento da PM flagrado, de farda, assaltando no Rio. Acredito que a vida não seja assim compartimentada. É ético um ‘eu’ ganhar dinheiro levando lixo às massas e o outro ‘eu’ cobrar do governo ‘cultura’ – para as elites? Abraços. (M.C.)