As redes de notícias da TV a cabo já superam os noticiários noturnos da TV aberta em audiência nos EUA e, com a proximidade da eleição presidencial, a líder entre os canais jornalísticos, a conservadora Fox News, não poderia passar incólume na campanha Democrata.
Na semana retrasada, foi lançado o documentário Outfoxed: Rupert Murdoch´s War on Journalism (a guerra de Rupert Murdoch contra o jornalismo), cujo título alude, é claro, ao proprietário da emissora. O filme usa trechos de programas para mostrar como o canal é direitista.
Na semana passada, as organizações liberais MoveOn.Org e Common Cause registraram na Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês) uma reclamação contra o slogan da Fox News, ‘fair and balanced’ (justa e equilibrada), alegando se tratar de propaganda enganosa. Concomitantemente, a entidade Independent Media Institute questionou se os termos ‘fair and balanced’ podem ser registrados como marca de uma companhia.
A FTC respondeu rapidamente à acusação de propaganda enganosa; seu presidente, Timothy Muris, disse que ‘não há maneira de avaliar a petição sem avaliar o conteúdo das notícias em questão. Esta é uma tarefa que a Primeira Emenda (artigo constitucional que versa sobre a liberdade de expressão) delega ao povo americano, não a uma agência governamental’.