O cineasta M. Night Shyamalan, que dirigiu filmes como O Sexto Sentido e Sinais, acaba de irritar profundamente a imprensa americana. A rede de TV a cabo Sci Fi, que pertence à NBC Universal, anunciou na semana passada que um documentário não-autorizado sobre a vida do diretor, exibido no domingo, 18/7, era na verdade uma armação.
Intitulado The Buried Secret of M. Night Shyamalan (algo como ‘O segredo enterrado de M. Night Shyamalan’), o programa com duração de três horas havia sido anunciado como ‘uma exposição perturbadora’ do diretor. Ainda segundo a campanha promocional do documentário, Shyamalan teria cooperado com ele na primeira parte, mas depois teria tentado acabar com as filmagens quando os produtores começaram a abordar exageradamente sua vida pessoal – informações que a imprensa divulgou largamente.
Depois de sua exibição, porém, veio à tona a notícia de que o programa fazia parte de uma campanha de marketing para promover o novo filme de Shyamalan, The Village, que tem estréia marcada para 30/7 nos EUA. Desta forma, o diretor participou de sua produção o tempo inteiro. Uma estratégia similar foi utilizada com sucesso em 1999 pelos produtores do filme A Bruxa de Blair, que o apresentaram como sendo uma história real.
Desta vez, porém, o plano foi longe demais, e a imprensa foi realmente enganada pelo falso conflito entre o diretor e os produtores do documentário. A porta-voz da NBC Universal Rebecca Marks afirmou que a emissora está repassando a situação para descobrir como ela aconteceu e que passos deverão ser tomados para que não se repita no futuro. Informações de Steve Gorman [Reuters, 19/7/04].