A organização não-governamental Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/) divulga os ‘Princípios Básicos para a Atuação da Imprensa’, voltados para combater a interferência de interesses indevidos no noticiário da mídia.
O documento tem a chancela de seis organizações internacionais, a saber: International Press Institute, International Federation of Journalists, Transparency International, Global Alliance for Public Relations and Communications Management, Institute for Public Relations Research and Education e International Public Relations Association.
Leia, divulgue e exija a obediência aos princípios.
Princípios básicos para a atuação da imprensa
**
A publicação de reportagens deve resultar do julgamento editorial de jornalistas e editores, e não como conseqüência de qualquer pagamento em dinheiro ou outras vantagens econômicas, ou qualquer outra forma de favorecimento ou benefício pessoal.**
Jornalistas e representantes de veículos de informação não devem sugerir a cobertura de determinado assunto por outro motivo que não o seu mérito jornalístico.**
Matérias publicadas contra pagamento em dinheiro ou permuta devem ser claramente identificadas como publicidade, patrocínio ou promoção.**
Sempre que amostras ou empréstimos de produtos ou serviços forem necessários para a formação da opinião do jornalista, deve-se explicitar o seu tempo de uso e assegurar que sejam devolvidos.**
As empresas jornalísticas devem instituir, por escrito e com o conhecimento expresso de todos os seus profissionais e colaboradores, políticas que regulem o recebimento de presentes ou descontos em produtos e serviços.