A organizada e planejada campanha de John Kerry sofreu um belo susto logo no início da Convenção Democrata. Na segunda-feira, Kerry visitou o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e foi traído por uma foto. Durante a visita, o candidato democrata pôde entrar no local onde a nave espacial Discovery está sendo preparada para o próximo vôo. Para tanto, ele teve que vestir uma roupa esterilizada, ou melhor, um macacão azul-bebê que deixava apenas seu rosto de fora.
Fotógrafos da NASA fotografaram o momento em que Kerry, agachado, saía com um sorriso constrangido de um compartimento da nave. Os organizadores da campanha afirmam que as fotos da visita foram enviadas à imprensa antes que eles as vissem.
Segundo Matea Gold [Los Angeles Times, 28/7/04], o ridículo da situação é que a roupa mais parecia uma fantasia de coelho. No dia seguinte, os jornais não perdoaram. O New York Post estampou a manchete ‘Foto pateta do astronauta Kerry’, e sugeriu que a cena parecia saída do filme Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo – mas nunca teve coragem de perguntar, de 1972, onde Woody Allen interpreta um espermatozóide com um macacão não muito diferente do usado pelo candidato.