Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Filme alterou página de jornal

O jornal Pantagraph, de Illinois, entrou em contato com os advogados da companhia Westside Productions, responsável pela produção do filme Fahrenheit 9/11, para protestar contra o uso indevido de uma manchete do jornal no documentário de Michael Moore.

Segundo o advogado do jornal, a manchete ‘Latest Florida recount shows Gore won election’ (Última recontagem da Flórida mostra vitória de Gore), que originalmente pertencia à edição de 5/12/01, teve seu tamanho e fonte alterados no filme e foi mostrado com a data de 19/12.

Em uma carta ao jornal, os advogados da empresa de Moore admitiram que a data da manchete aparece errada no filme, mas não pediram desculpas pelo ocorrido nem explicaram o porquê da modificação. Apenas disseram que o erro ‘não fez nenhuma diferença do ponto de vista editorial’ e em nenhum momento prejudicou o Pantagraph.

Segundo o presidente do jornal, Henry Bird, a resposta recebida é ‘conversa-fiada’. Ele pediu que o advogado do Pantagraph envie outra carta para Moore exigindo explicações de por que a página do jornal foi alterada sem permissão. Informações de Bill Flick [The Pantagraph, 12/8/04].