Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Bush com medo da imprensa

O presidente George W. Bush tem apelado para os editores dos jornalões americanos em um esforço para evitar a publicação de matérias consideradas prejudiciais à segurança nacional, noticia o colunista do Washington Post Howard Kurtz [26/12/05].

Os recentes esforços falharam, mas a revelação de que Bush teria tido encontros com representantes do Post e do New York Times antes da publicação de matérias com assuntos que envolviam a administração federal serve como indicação para o quão séria é a preocupação do presidente em preservar suas táticas anti-terror.

Leonard Downie Jr., editor-executivo do Post, não confirma o encontro com o presidente antes da publicação, em 2/11, da matéria da repórter Dana Priest sobre a existência de prisões da CIA em países da Europa Oriental usadas para interrogar supostos terroristas. Bill Keller, editor-executivo do Times, não confirma que ele, o publisher Arthur Sulzberger Jr. e o chefe da sucursal de Washington Philip Taubman foram ao Salão Oval para uma conversa com Bush dias antes da publicação de matéria sobre os grampos ilegais autorizados pelo presidente para monitorar as conversas de americanos com estrangeiros. A Casa Branca também não faz comentários, mas os dois encontros foram confirmados por fontes – que foram informadas sobre sua existência, mas não podem fazer comentários públicos pois todos os envolvidos teriam concordado em manter as conversas em off.