Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Um projeto coletivo a serviço da sociedade

O Observatório da Imprensa está completando um duplo aniversário: nove anos na internet e sete na televisão. Para comemorar, um novo desafio: a versão radiofônica na Rádio Cultura FM (103,3 MHz), às 9 horas, de segunda a sexta, redigido e apresentado por Mauro Malin.


Uma escavação mais profunda revelará que o projeto começou em 1994, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), incubado dentro do LabJor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) durante a gestão do reitor Carlos Vogt.


Inicialmente hospedado no Instituto Universidade-Empresa (Uniemp), os Observatórios agora estão integrados ao Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (ProJor).


Não são muitos os países, mesmo no chamado mundo desenvolvido, em condições de exibir uma experiência deste porte e com este diferencial: os Observatórios são veículos regulares, profissionalizados e, ao mesmo tempo, fóruns públicos independentes para promover o debate sobre o desempenho da mídia.


A longevidade e o grau de participação do público nas versões online e televisiva comprovam uma das premissas que sustentam o nosso trabalho: é possível combinar qualidade formal com conteúdo, é possível ser útil e ser agradável, combinar o senso crítico com o bom gosto.


Nossos leitores, telespectadores e futuros ouvintes são também cidadãos. Querem saber, querem pensar, querem participar, mas querem igualmente receber produtos jornalísticos de qualidade, compatíveis com suas exigências culturais.


Agora, no marco da inauguração do décimo ano de atividades do Observatório, serão três veículos em diferentes formatos, porém interativos: o site (matriz do projeto) interliga-se ao programa de TV e ao programa de rádio, e este aos seus co-irmãos.


Materializa-se também a aproximação das duas redes públicas de radiodifusão: o programa televisivo foi criado, é produzido e gerado pela TVE, e retransmitido pela Rede Cultura; o programa de rádio está sendo criado e será gerado pela Rádio Cultura, e retransmitido pela Rádio MEC. Todos com a assinatura do Instituto ProJor.


Um projeto coletivo, multimídia, multiempresas, a serviço da qualidade do jornalismo e da sociedade brasileira. (A Redação do OI)