‘O departamento jurídico do SBT está preparando uma ação judicial contra a Record por causa das sátiras feitas por Tom Cavalcante aos programas ‘Gente que Brilha’ e ‘Qual É a Música?’.
Silvio Santos se irritou com as caricaturas e seu uso em edições inteiras do ‘Show do Tom’. Considera que a Record, mais do que exibir uma ‘caricatura de mau gosto’, está copiando seus formatos. E, o que é pior, batendo o SBT no Ibope. Por isso, o ‘Qual É a Música?’ voltou a ser gravado.
O SBT não vai processar a Record por plágio. Uma das teses será a de proteção da imagem da pessoa de Silvio Santos. A rede avalia que as imitações em determinados momentos maculam e desgastam sua imagem.
O SBT deve pedir liminar proibindo a Record de imitar Silvio Santos e indenização para reparar danos. O dono do SBT, contudo, ainda não decidiu se irá protocolar a ação na Justiça. Isso vai depender de a Record continuar ou não a exibir a paródia. Hoje, está prevista uma sátira do ‘Qual É a Música?’ no ‘Show do Tom’.
A Record divulgou ontem comunicado sobre o assunto: ‘Esperamos que atitude do apresentador-dono do SBT seja apenas preocupação com a Record. Caso contrário, pode ser entendida como tentativa de inovação da legislação, que protege a liberdade de expressão dos profissionais do humorismo brasileiro, inclusive quando se trata de paródias’.
OUTRO CANAL
Tela dupla 1 Contratada da Globo, a ex-VJ Fernanda Lima será uma das estrelas de ‘D-Tour’, programa que a MTV do Brasil exibirá em seis episódios, a partir de segunda, às 23h. A atração foi gravada pela MTV dos EUA em novembro passado, antes de Fernanda Lima fechar com a Globo.
Tela dupla 2 No programa, Fernanda Lima e outras quatro mulheres (uma da Argentina, uma da Índia, uma do Japão e outra de Hong Kong) fazem uma viagem cultural e turística por Índia, Japão e Tailândia. Fernanda anda de camelo e visita palácios.
Festa A Globo comemorou o resultado do primeiro capítulo de ‘Essas Mulheres’, da Record. A média da novela foi de dez pontos, o que a Record considera muito bom. Mas foi menor do que a estréia de ‘A Escrava Isaura’ (12) e ficou atrás do SBT (11). E ‘A Lua me Disse’, que vinha sofrendo com ‘Isaura’, subiu para 38 pontos.
Remake O SBT regravou no sábado uma competição em que os participantes de ‘O Grande Perdedor’ tinham de puxar um carro de 850 kg. Na primeira gravação, os freios de um dos carros falharam. Jorge Kajuru apresenta o quadro, que vai ao ar no domingo.
Carga Silvio Santos vai apresentar mais um programa no SBT: o ‘Roda a Roda’, que volta na segunda quinzena como promoção comercial da Johnson & Johnson, que dará 65 carros.’
NET EM CRISE
Folha de S. Paulo
‘Prejuízo da Net recua 93,3%, para R$ 5,2 mi’, copyright Folha de S. Paulo, 4/05/05
‘A Net, maior empresa de TV por assinatura do país, registrou prejuízo de R$ 5,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, o melhor resultado em sua história. O valor representa queda de 93,3% em relação às perdas do início de 2004.
A melhora dos termos de sua dívida, combinada com maior venda de assinaturas e o reajuste das mensalidades, melhorou o balanço.
A Net abriu o capital para a entrada do grupo mexicano Telmex (que injetou R$ 300 milhões) e conseguiu a adesão de 98% de seus credores para um novo calendário de pagamento dos débitos. A dívida caiu de R$ 1,56 bilhão no final de 2004 para os atuais R$ 480 milhões. (DA FOLHA ONLINE)’
O Globo
‘Net reduz prejuízo’, copyright O Globo, 4/05/05
‘A Net Serviços encerrou o primeiro trimestre com prejuízo de R$ 5,2 milhões, valor 93,3% menor que as perdas de R$ 77,8 milhões do mesmo período de 2004. A receita bruta alcançou R$ 447,5 milhões, uma alta de 9,5%, puxada pelo aumento de 4,9% na base de assinantes de TV paga e de 92,3% dos usuários de serviços de internet banda larga (Virtua). No fim de março, a Net tinha 1,43 milhão de assinantes de serviços de TV e 217,3 mil internautas conectados ao Virtua. A conclusão do processo de reestruturação das dívidas da Net, em 22 de março, deve ajudar a empresa a melhorar seus resultados no ano.
– Todas as contas decorrentes do processo de reestruturação deixam de aparecer nos balanços daqui para a frente – afirmou o diretor financeiro da Net, Leonardo Pereira, referindo-se a R$ 89 milhões em multas e despesas financeiras lançados no balanço do trimestre.
A dívida líquida era de R$ 727,2 milhões no fim de março, considerando R$ 200,9 milhões de um empréstimo que já foi quitado. O resultado operacional atingiu R$ 55,9 milhões, contra R$ 28,6 milhões um ano antes.
– Os resultados devem continuar melhorando independente do mercado – disse Pereira.’
ESSAS MULHERES
Esther Hamburger
‘Novela cumpre promessa de boa produção’, copyright Folha de S. Paulo, 4/05/05
‘O primeiro capítulo da nova novela da Record foi de tirar o fôlego. Durante uma hora seguida, sem intervalos comerciais, a estréia de ‘Essas Mulheres’ manteve o público ligado.
Mais uma versão da incansável Cinderela -porém ambientada no final do século 19 e com alusões ao universo literariamente correto de José de Alencar-, a novela representa um feito para os padrões de realização da emissora paulista.
Seqüências noturnas, perseguição policial, blocos de carnaval de rua e emboscada garantiram muita ação ao primeiro capítulo.
Um baile serviu de palco para a valsa apaixonada da moça pobre mascarada com o príncipe loiro. Para não virar abóbora, ela deixa sorrateiramente o recinto.
O filho bastardo e submisso (Celso Frateschi em participação especial, já que seu personagem morre logo em uma emboscada) enfrentou o pai, um velho coronel autoritário (Sérgio Mamberti).
O elenco é bom. O figurino de época impressiona. A estrutura de ‘bem x mal’ da trama não deixa dúvidas. O resultado do trabalho corresponde à promessa anunciada com a contratação de atores e diretores ex-globais.
A equipe de roteiristas, chefiada por Marcílio Moraes, autor que colaborou em novelas interessantes como ‘Roque Santeiro’, inseriu algumas gracinhas, como a menção da vilã à Gata Borralheira, referência que reconhece o tom convencional da coisa.
A experiência de ‘A Escrava Isaura’ sugere que o aprimoramento da qualidade de produção. Mas é bom lembrar que o remake se aventurou também no universo afro-brasileiro dos quilombos.
Pena que o esforço esteja amarrado a um formato tão limitado. A opção da emissora por adaptações literárias de textos clássicos é questionável. O medo de ir além do dramalhão bem realizado acaba limitando. Para superar a dezena nos índices de audiência, é provável que o público exija temas e formas mais provocativos. Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP’
Taíssa Stivanin
‘‘Essas Mulheres’ é simples e funciona ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 4/05/05
‘Simples, sem pretensão. Com produção básica e roteiro estratégico, moldado em histórias-de-amor-que-resistem-a-tudo, Essas Mulheres, novela que estreou anteontem na Record, deve repetir o sucesso de A Escrava Isaura. Apostando no filão das novelas de época e no roteiro água-com-açúcar que traz a jovem pobre e sofredora como protagonista, a trama tem tudo para funcionar na faixa das 19 horas. Atinge o público do bispo Macedo e as senhorinhas igrejeiras que repudiam ou não entendem algumas piadas de Miguel Falabella em ALua me Disse. Como aquela vozinha que tricota na frente na TV pouco antes de jantar e depois vai para a cama dormir e tem o direito de não saber quem é Latoya Jackson. O capítulo de estréia de Essas Mulheres emplacou 10 pontos no ibope e 14 de pico. AEscrava Isaura estreou com 12 pontos, chegou a cair para 8 e manteve média de 15 no último mês – cada ponto equivale a 49,5 mil domicílios em São Paulo.
Aurélia, a protagonista vivida por Christine Fernandes, é uma espécie de Isaura. Filha de mãe renegada e pai bastardo, viverá um amor impossível, a ira de uma rival, e tudo de ruim que alguém malnascido poderia sofrer na época. Não é à toa que a obra é baseada nos textos de José de Alencar, que descreveu como ninguém a corte no final do século passado.
O fato é que, depois do feito Escrava Isaura, que mexeu na vice-liderança do S BT e marcou a história da teledramaturgia brasileira, algo mudou no reino das telelenovelas, e isso vai além do ibope e da discussão sobre qualidade. A Record está se firmando como produtora de novelas. Isso estimula a reativação e a manutenção do núcleo de teledramaturgia do SBT, sempre ameaçado de extinção (como tudo na emissora), abre o mercado, faz globais desempregados transitarem entre outras redes e refresca um pouco esse padrão-Globo-de-fazer-novelas, que acaba influenciando uma fábrica de celebridades instantâneas, um estilo de vida do Leblon que se expande como conceito do jeito brasileiro de ser, e um punhado de gente sem talento que a gente é obrigado a ver em comerciais de supermercado, celular, imóveis e comida diet. Que venham Record, SBT, Bandeirantes, e quem mais quiser. O mercado precisa e o público merece.’
REDE TV!
Keila Jimenez
‘Caroline e Álvaro Garnero estréiam em junho na Rede TV! ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 3/05/05
‘Os 15 minutos de fama da barrada no baile Caroline Bittencourt foram estendidos. Ela e o seu namorado Álvaro Garnero são os mais novos contratados da Rede TV! Eles fecharam contrato com a emissora na semana passada para apresentarem um programa voltado para o mundo dos podres de rico. Não, não é mais uma atração para os riquinhos não, será um programa para milionários.
Com estréia prevista para junho, o programa terá Garnero como apresentador e Caroline fazendo reportagens.
Mas quem pensa que o programa será uma espécie de Amaury Jr., se engana. Garnero falará sobre os prazeres de quem tem muito para gastar e dará dicas de como gastar bem… A atração falará sobre jatinhos, golfe, viagens paradisíacas, os melhores – e mais caros- restaurantes, relógios, jóias…
No início o programa não cobrirá festas e eventos, mas não deve demorar muito para ganhar pelo menos um quadro com ar de coluna social eletrônica.
Garnero e Caroline começaram a negociar com emissoras de TV logo após o incidente no casamento de Daniella Cicarelli e Ronaldo. Caroline foi sondada por outras emissoras para apresentar uma atração sozinha, mas preferiu começar na TV devagar. A própria Rede TV! já tem outros planos para a bela.
O casal ainda não gravou nenhum piloto da atração, mas já há patrocinadores interessados no programa, que deve ir ao ar aos sábados à noite.’
TV RECORD
Daniel Castro
‘Record censurou ‘Isaura’, diz ex-diretor’, copyright Folha de S. Paulo, 3/05/05
‘A Record, rede do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, impôs censura religiosa à novela ‘A Escrava Isaura’, segundo o diretor artístico da produção, Herval Rossano.
Rossano afirma que foi obrigado a cortar um presépio de uma das cenas logo no início da novela. ‘Começamos a gravar uma seqüência com um presépio no cenário. O Hiran Silveira [diretor de núcleo], que é um bancário, mandou tirar o presépio. A cena foi ao ar sem continuidade’, diz.
Rossano diz também que não podia mostrar imagens de santos em cenas ambientadas em igrejas católicas, como o casamento da protagonista Isaura. ‘Deixavam mostrar só a cruz, sem o Cristo. No casamento, tivemos que pedir ao padre da igreja [da fazenda Santa Gertrudes, no interior de SP] para retirar as imagens de Nossa Senhora do altar’, conta.
O diretor afirma que cultos afro-brasileiros foram vetados. ‘No começo da novela, tinha búzios e macumba na senzala. Pediram para não colocar mais.’
A Record nega as acusações de Rossano. Sua assessoria diz que ‘não houve qualquer cerceamento religioso e que as gravações seguiram estritamente o que foi escrito pelo autor Tiago Santiago’.
O contrato de Rossano vence dia 9 e não será renovado. A Record ofereceu a ele R$ 30 mil mensais, um terço do que ganhava antes. ‘A Escrava Isaura’ terminou sexta-feira, com 20 pontos.
OUTRO CANAL
Chique 1 A Globo contratou o diretor de arte Giovanni Bianco, que mora na Itália, para dar consultoria na produção de ‘Belíssima’, próxima novela das oito, que abordará o universo da moda. Ele vai cuidar da estética de desfiles e de materiais gráficos da novela.
Chique 2 Bianco assina a parte gráfica do show de Madonna e já trabalhou para as grifes Dolce & Gabbana, MaxMara e Forum.
Tonelada Foi bem ‘O Grande Perdedor’ em sua estréia. Deu média de 23 pontos, com picos de 29, contra 30 da Globo. Segundo o SBT, chegou a ficar nove minutos na frente do ‘Fantástico’.
Bastão Silvio Santos pediu a Gugu Liberato para ‘caprichar’ no ‘Domingo Legal’ e entregar a audiência em alta para ‘O Grande Perdedor’. Gugu terminou com 23 pontos no Ibope. Antes, ficou 50 minutos na frente do ‘Domingão do Faustão’, que era gravado. Na média geral, Faustão levou a melhor: bateu por 21 a 19.
Penetra O ‘Pânico na TV’ fez a festa na festa dos 40 anos da Globo. A ‘cobertura’ do evento deu picos de 14 pontos, cinco a menos do que a Globo registrava no horário com o ‘Domingão’.
Money A MasterCard comprou a primeira das quatro cotas de merchandising da segunda edição do ‘reality show’ ‘O Aprendiz’, que estréia na Record em junho, agora aos domingos e terças.’